Banca de QUALIFICAÇÃO: LÚCIA DE FÁTIMA MEDEIROS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LÚCIA DE FÁTIMA MEDEIROS SILVA
DATA : 11/06/2018
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 12 DLLEM
TÍTULO:

PEDAGOGIA DE GÊNERO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ADICIONAL: PESQUISA-AÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA EM RN


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras  chaves: R2L, Ensino Fundamental; Escola Pública; Pesquisação; Teoria de Gênero e Registro; Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa.

 


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Este estudo relata uma pesquisa-ação de uma intervenção pedagógica focada na produção escrita, a partir da perspectiva da Pedagogia do Gênero (ROSE; MARTIN, 2012) no ensino/aprendizagem de Inglês como Língua Adicional (EAL), no contexto de uma turma de 9º ano da Escola Municipal Francisca de Oliveira, situada em Natal, Rio Grande do Norte. Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação (TRIPP, 2005), quali-quantitativa e baseia-se na Teoria de Gênero e Registro (TGR) (MARTIN, ROSE, 2008), que, por sua vez, é baseada nas premissas da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, MATHIESSEN, 2014, EGGINS, 2004, HASAN, 1996). A metodologia da intervenção pedagógica baseia-se nas estratégias (Teaching Cycle) do programa Reading to Learn (R2L) (ROSE, 2013), que constituem uma série de oficinas de compreensão e produção escrita, as quais aplicamos por um período de 9 semanas. Adaptamos essas estratégias, que visam democratizar as salas de aula de forma acelerada, através da aprendizagem explícita, para que todos os alunos leiam e escrevam no nível apropriado, incluindo o uso de filmes e séries de TV. Assim, estabelecemos como objetivos: identificar o impacto do Teaching Cycle (TC) no grupo de alunos com menor desempenho em uma aula de inglês do 9º ano; registrar como o TC contribui para a prática da professora-pesquisadora; e identificar as impressões dos colaboradores sobre a intervenção pedagógica. Para atingir esses objetivos, os métodos incluíram: a aplicação de programas pré e pós-intervenção e a quantificação das pontuações dos alunos com base nos critérios estabelecidos na rubrica do R2L; o registro de impressões e adaptações do professor-pesquisador em um diário de reflexões sobre a intervenção; a aplicação de um questionário pós-metodologia com cinco questões abertas em que itens lexicais relacionados ao sistema de Avaliação (MARTIN; WHITE, 2005) foram identificados e quantificados. Os resultados mostram que todos os participantes obtiveram acréscimo em suas pontuações de, no mínimo, um semestre e a maioria subiu quatro níveis de semestre ou mais - incluindo aqueles do grupo de menor pontuação inicial, e, dentre estes, alguns avançaram até 7 níveis de semestre. Além disso, as reflexões da professora-pesquisadora apontam para a necessidade de outras aplicações e adaptações, além de um treinamento mais formal nesse método; e, finalmente, as impressões dos estudantes participantes que foram caracterizadas dentro do sistema de Avaliatividade sob o subsistema Atitude, caindo amplamente na categoria de Apreciação, avaliada positivamente, principalmente nos seguintes tipos: reação (qualidade, impacto) e avaliação (relevância). Assim, esperamos que os resultados possam promover reflexões sobre práticas pedagógicas e, ao mesmo tempo, contribuir para a pesquisa em LA no ensino do inglês como língua adicional nas escolas públicas do Nordeste.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3654056 - JENNIFER SARAH COOPER
Externo ao Programa - 1493578 - LUIS ALFREDO FERNANDES DE ASSIS
Externo à Instituição - DIÊGO CESAR LEANDRO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 05/06/2018 09:59
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