Banca de DEFESA: EUCLIDES MOREIRA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EUCLIDES MOREIRA NETO
DATA : 29/01/2018
HORA: 09:00
LOCAL: CCHLA - Auditório C
TÍTULO:

J'Accuse...!: representaçãoes textual-discursivas de Dreyfus e Esterhazy


PALAVRAS-CHAVES:

Linguística de texto. Análise Textual dos Discursos. Lógica Natural. Representações textual-discursivas. “J’Accuse!” (Émile Zola).


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Esta dissertação apresenta uma análise textual  ̶  com foco no nível semântico  ̶  do texto J’Accuse...! (Eu Acuso...!), carta aberta publicada pelo romancista francês Émile Zola na primeira página do jornal parisiense L’Aurore, em 13 de janeiro de 1898. A carta aberta, endereçada ao então presidente da Franca, Félix Faure, constitui um dos eventos mais dramáticos e de maiores consequências do famoso “caso Dreyfus”.

Tem-se por objetivo principal analisar a construção das representações textual-discursivas (Rtd)  ̶  entendidas como construções linguísticas de participantes e eventos  ̶  de duas das principais figuras de J’Accuse...!: o capitão Dreyfus e o comandante Esterhazy, os quais  polarizam a crônica do “caso Dreyfus". Complementarmente, verificar-se-á o valor argumentativo dessas representações ao selecionar aspectos que direcionam a interpretação do texto. 

Justifica-se essa análise pela relevância histórica desse texto, na sociedade e na cultura francófonas. Ainda, trata-se de um texto importante para a perspectiva teórica adotada  ̶  a Análise Textual dos Discursos  ̶  na medida em que é utilizado em Adam (2011) para ilustrar as categorias da Análise de Discurso, da Análise Textual, bem como de suas relações com a Comunicação, com a História, com a Sociologia, com a Política, com o Direito e ainda quanto a empatia e curiosidade pessoal. Por outro lado, abre a possibilidade de prestarem-se contribuições para o estudo linguístico das representações textual-discursivas em textos que podem ser do interesse de outras áreas do conhecimento, como as aqui já citadas. 

Os procedimentos de análise serão os seguintes:

  1. Marcação textual para identificação dos enunciados que expressam as representações textual-discursivas de Dreyfus e Esterhazy (enunciados-rtd). Resultados dessa marcação.
  2. Análise léxico-gramatical dos enunciados (com base na NGB), de maneira a verificar suas estruturas sintáticas e lexicais básicas, e suas consequências para construção do sentido.
  3. Análise dos enunciados com as categorias das representações textual-discursivas.
  4. Depreensão das representações textual-discursivas de Dreyfus e Esterhazy.

 Categorias a serem utilizadas na análise:

  • Referenciação, designação por nome ou por pronome de uma entidade textualizada.
  • Predicação, processo verbal segundo seu regime e valor sintático.
  • Modificação, ação sintático-semântica de agentes qualificadores para o referente ou expressões indicadoras de circunstâncias para o processo verbal em relação ao referente em qualquer posição sintática em que esteja na proposição (sujeito, complemento verbal, agente da passiva, em locuções adjetivas como epíteto ou complemento nominal).
  • Localização Espacial, ponto ou situação geográfica em que se coloque o referente.
  • Localização Temporal, indicação cronológica de uma posição do referente.

A seguir, resultados quantitativos que auxiliam na interpretação das representações textual-discursivas, mas que são, obviamente, insuficientes:

  1. total de referenciações: Dreyfus, 49; Esterhazy, 19;
  2. tanto para Dreyfus, como para Esterhazy, as referenciações nominais superam as pronominais;
  3. para Dreyfus, a diferença é maior: 28 referenciações nominais para 21 pronominais;
  4. para Esterhazy, a diferença é de uma ocorrência apenas: 10 referenciações nominais contra 9 pronominais;
  5. total de predicações: Dreyfus tem 31; Esterhazy, 19;
  6. a relação entre referenciações (nominais e pronominais) e predicações é idêntica em Esterhazy (19 para cada);
  7. para Dreyfus, as referenciações (nominais e pronominais) superam as predicações: 49 a 31;
  8. as modificações identificadas para Dreyfus, somam apenas 5 para as referenciações e 2 para as predicações;
  9. as modificações identificadas para Esterhazy somam 2 e 2,  respectivamente;
  10. observa-se o mesmo número de modificações para Dreyfus e para Esterhazy, ainda que o primeiro tenha o dobro de referenciações.
  11. da mesma maneira, são poucas as localizações especiais e as localizações temporais (Dreyfus: 2 e 2; Esterhazy:1 localização temporal, nenhuma localização espacial).

 A interpretação qualitativa dessas quantificações deve levar em conta essas distribuições, ainda que elas possam estar sujeitas e correções. Com efeito, o quantitativo só pode se dar a partir da definição qualitativa dos elementos a serem considerados, de sua estrutura. Ou seja, para quantificar teremos, antes, que qualificar.

De forma mais ampla, colocamos a questão de interpretar semanticamente funções gramaticais (p. ex. complemento nominal e adjunto adnominal), entendendo que essa perspectiva deve ser levada em consideração e melhor elaborada.

Nossa pesquisa colocou de forma sistemática funções sintáticas que nos permitiram uma reflexão mais aprofundada sobre alguns aspectos semânticos e que contribuem para a análise textual e a linguística de texto. 

No que se refere à “argumentação onipresente”, nas palavras de J.-B. Grize, ela só poderá ser adequadamente caracterizada com um estudo detalhado do léxico concreto utilizado para cada uma das categorias.

Se nos referirmos aos dados do Apêndice teremos, por exemplo, como modificadores da referenciação Dreyfus (nominal e pronominal): {adormecido; desafortunado; devorado; condenado; vitima; imundo; denunciado; ...} o que constrói um campo semântico desfavorável.

Por sua vez, a referenciação nominal anafórica se expressa através de um léxico “negativo”, mas também “emocional” ou, ainda “neutro”: {inocente; acusado; traidor; infeliz; culpado; vítima; oficial de estado-maior; “judeu imundo”;...}.

A pesquisa, coloca e sistematiza alguns procedimentos (marcação textual; análise léxico-gramatical / funções semanticas; representações textual-discursivas no seu valor argumentativo) e apresenta resultados quantitativos e a qualitativos para as representações de Dreyfus e Esterhazy em J'Accuse...!

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349707 - LUIS ALVARO SGADARI PASSEGGI
Interno - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Externo ao Programa - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Externo ao Programa - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - MARIA ELIETE DE QUEIROZ - UERN
Notícia cadastrada em: 17/01/2018 11:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao