Banca de DEFESA: MARIA APARECIDA DA SILVA ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA APARECIDA DA SILVA ANDRADE
DATA : 29/08/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório "E" do CCHLA
TÍTULO:

CONSTRUÇÕES GRAMATICAIS COM IR NO PORTUGUÊS BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO


PALAVRAS-CHAVES:

Construções gramaticais com o verbo ir; Linguística Funcional Centrada no Uso; Gramática de Construções; Descrição do português.


PÁGINAS: 114
RESUMO:

Esta tese examina construções gramaticais com o verbo ir no português brasileiro contemporâneo. A hipótese é que esse verbo, acompanhado de outros elementos linguísticos (como ver,que, e ainda), forma construções gramaticais, nos termos de Goldberg (1995, 2003). Assim, interessa investigar as funções semântico-cognitivas e discursivo-pragmáticas dessas construções, examinando-se: 1) os elementos constitutivos da construção em seus aspectos morfossintáticos e semânticos; 2) contextos de uso dessas construções e suas instanciações; 3) processos cognitivos envolvidos para a diferenciação categorial e semântica; e 4) motivações discursivo-pragmáticas implicadas nos usos dessas construções. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos pressupostos da Linguística Funcional Centrada no Uso articulada ao modelo teórico da Gramática de Construções. A metodologia é de base qualitativo-interpretativista, na qual se analisam exemplares encontrados em padrões discursivos diversos, provenientes do Buscador Google, produzidos em situações reais de comunicação. Os resultados apontam que as construções gramaticais com ir podem ser consideradas, em certa medida, parcialmente especificadas, de produtividade limitada e gradientes quanto à composicionalidade. Ademais, indicam que essas construções resultam de extensões de sentido (metonímicas e metafóricas), estando fortemente vinculadas à (inter)subjetividade.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673239 - JOSE ROMERITO SILVA
Interno - 1551756 - EDVALDO BALDUINO BISPO
Interno - 345.159.097-20 - MARIA ANGELICA FURTADO DA CUNHA - UFRN
Externo ao Programa - 6350771 - MARCOS ANTONIO COSTA
Externo à Instituição - LEONOR DE ARAUJO BEZERRA OLIVEIRA - IFRN
Externo à Instituição - ROSANGELA MARIA BESSA VIDAL - UERN
Notícia cadastrada em: 11/08/2017 15:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa26-producao.info.ufrn.br.sigaa26-producao