O MUNDO DA VIDA NA MATEMÁTICA: análise do livro didático de matemática sob uma perspectiva bakhtiniana
Linguística Aplicada. Matemática. Livro didático. Mundo da vida.
Esta pesquisa foi motivada a partir de dois questionamentos, que são: A abordagem das atividades presentes nos LD/M é responsiva à vida e busca um ensino de Matemática voltado para a formação do cidadão?; Como os enunciados presentes nas atividades do LD/M consideram os conteúdos direcionados para o mundo da vida?. Para tentar dar conta de tais questionamentos, se analisaram livros didáticos de Matemática selecionados no PNLD de 2011 e 2014, procurando verificar se, como e até que ponto o mundo da vida se faz presente nessas obras. Acreditamos que o ensino de Matemática, fortalecido por uma prática sociointeracionista e voltada ao mundo da vida, favorece uma maior compreensão daquela ciência, pois ao contribuir para a interação, humanização e aproximação da Matemática à vida, propicia a aquisição de um melhor nível de interpretação e compreensão, oportunizando uma maior contextualização do aluno, fazendo-o sair do mero papel de espectador para o de construtor do conhecimento matemático. A metodologia para a análise do corpus deste trabalho apoia-se na Linguística Aplicada e em uma linguagem em contexto social que enquadram esta pesquisa como qualitativa com enfoque sócio-histórico e perfil interpretativista. Dessa forma, como percurso metodológico, se cumpriram as seguintes etapas: seleção dos livros didáticos A conquista da Matemática (PNLD, 2011) e Praticando Matemática (PNLD, 2014); em seguida, realizou-se um estudo bibliográfico sobre a História do Livro Didático, a Educação Matemática no Brasil, a Linguística Aplicada, a Linguagem e sobre o Mundo da Vida numa perspectiva bakhtiniana. A partir desses estudos, foram criadas as categorias de análises que direcionaram a avaliação das obras de forma geral e, em seguida, se avaliaram as atividades selecionadas de forma mais específica na busca por identificar o mundo da vida.