Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CLAUDIANE SILVA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA CLAUDIANE SILVA DE SOUZA
DATA : 15/08/2017
HORA: 14:30
LOCAL: AUDITÓRIO A
TÍTULO:

OS MODOS DE REPRESENTAÇÃO DE LEITURA DO DISCURSO OUTRO NA ESCRITA ACADÊMICA


PALAVRAS-CHAVES:

universidade; escrita acadêmica; representação do discurso outro; heterogeneidade enunciativa.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Esta pesquisa aborda a temática da escrita acadêmica e busca analisar a representação dada às leituras teóricas dos conceitos de Mikhail Bakhtin utilizados por pesquisadores em formação. Propomos as seguintes perguntas: a) quais são os conceitos teóricos mais recorrentes nas dissertações analisadas?; b) de qual maneira se  encontram, linguisticamente, representados os conceitos teóricos na escrita de pesquisadores em formação?; c) como são construídas as representações discursivas de leituras em relação ao dizer da teoria na prática de escrita em determinadas comunidades leitoras?  e d) como se dá a recepção dessas teorias nas comunidades analisadas? Temos, como objetivo geral, analisar a relação entre as maneiras partilhadas de ler e as posições enunciativas assumidas por pesquisadores em formação frente ao dizer de uma teoria; e  como objetivos específicos a) levantar o modo como o dizer  do outro encontra-se linguisticamente representado na escrita dos pesquisadores em formação;  b) examinar, pelo modo de dizer, o posicionamento de leitor assumido pelo pesquisador frente aos teóricos mobilizados e c) descrever o modo como as comunidades leitoras, no contexto da universidade, fazem uso de conceitos teóricos mobilizados na escrita das dissertações. Nosso corpus é composto por dez dissertações de  Programa de Pós-Graduação em Letras de uma universidade pública e uma universidade privada,  esses trabalhos foram produzidos entre os anos 2000 a 2015. Tomamos, como fundamentação teórica, as reflexões de Santos (1997; 2008) e Chauí (2001; 2014), que pontuam sobre os diversos desafios e crises vivenciadas pela universidade contemporânea, os estudos sobre a heterogeneidade enunciativa,   a representação do discurso outro propostos por Authier-Revuz (1998; 2004) e o conceito de representação cultural apresentado por Chartier (1998; 2010; 2002; 2003). As análises preliminares apontam que, na escrita da fundamentação teórica das pesquisas analisadas, a forma de representação em referência ao discurso outro se constitui pela predominância de citações em discurso relatado, em que o dizer do outro está discursivamente representado pela voz de comentadores do teórico fonte. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Interno - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Externo à Instituição - MARIANA APARECIDA DE OLIVEIRA RIBEIRO - UFMA
Notícia cadastrada em: 31/07/2017 12:01
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