UFRN/CCHLA/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
OFERTAS DE DISCIPLINAS PARA 2017.2
LINGUÍSTICA APLICADA |
||||||
TERÇA |
QUARTA |
|||||
|
Aceita alunos especiais |
|||||
QUINTA |
SEXTA |
|||||
Tópicos em LA -3 cr - 45 h/a
Linguagem e Identidade: conceitos em construção na contemporaneidade Ementa: Este curso tem por objetivo discutir os macro-conceitos de linguagem e identidade enquanto construções sociais e culturais. O foco central consiste em abordar os dois conceitos em sua relação de dependência e constitutividade. A sociedade contemporânea por meio do fenômeno da globalização que a simboliza será o pano de fundo para a compreensão das relações entre linguagem e identidade. Como forma de aprofundar a temática proposta, o curso abordará questões específicas de construção da identidade como: identidade e língua; identidade e gênero; identidades nacionais e étnicas; e identidade e ensino.
Ementa: "Escrita: ensino e pesquisa" Aceita alunos especiais
Ementa: Argumentação nos estudos retóricos e linguísticos. Teorias modernas da argumentação. Argumentação, sentido e história nos estudos semânticos. Aceita alunos especiais. |
Tópicos em LA -3 cr - 45 h/a
PGEL 032 – Tóp. II - 3cr. Profa. Ana Graça E Marcelo Amorim
Ementa: Conceitos de cultura e interculturalidade. Relações entre língua e identidade. A construção da identidade do falante do PL2E. Aspectos da identidade cultural brasileira. A (inter) cultura (lidade) na aula de português para língua estrangeira, 2cr e Marcelo Amorim 01 cr – Aceita alunos especiais.
PGEL 035- Top. V – Profa. Janaina Wessheimer: Ementa: Aprendizagem de L2 mediada por tecnologias digitais Aceita alunos especiais
|
|||||
LITERATURA COMPARADA |
|
TERÇA |
QUARTA |
Ementa: Memória, modernidade e representação social na literatura brasileira contemporânea, compreendendo estudos sobre a poesia e sobre a narrativa à luz da teoria do rastro, segundo Walter Benjamin, e do resíduo cultural, de Raymond Williams. Aceita alunos especiais
Ementa: Esta disciplina propõe-se a disseminar e debater o regime das imagens, seu lugar, papel, funções ou disfunções nas produções das linguagens visuais, cênicas e verbais, a partir da instauração das poiésis que potencializam a pulsão visual e os atos de imaginar na perspectiva da literatura e das artes, mas também em sua inscrição cultural, e mesmo na ressignificação de lógicas sociais constituídas como espetáculo, na construção de realidades e paisagens, enquanto representação. Visa também a problematizar os jogos da visibilidade e o que há de irrepresentável nesta, de singular, inédito e insólito apreendido pela imaginação criadora e a invenção artística. Aceita alunos especiais. |
Profa. Kátia Aily – Não aceita alunos especiais. |
QUINTA |
SEXTA |
Tópicos em LC – 45 h/a – 3cr
"Literatura e dialogismo (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev): contribuições teórico-metodológicas" Ementa: Estudo teórico-analítico de conceitos pertinentes à concepção dialógica da linguagem e sua importância nos estudos literários, a partir de ensaios, como "O discurso no romance", "O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária", "O discurso na vida e o discurso na arte", entre outros. Análise de textos literários a partir desse aporte teórico com base em sugestões metodológicas encontradas nos ensaios. Aceita alunos especiais.
Ementa: Reflexão teórica e exercícios práticos de crítica de narrativas de ficção. Comentário analítico sobre os pressupostos e os procedimentos de ensaios sobre ficção escritos por Antonio Candido, Roberto Scharwz, Alfredo Bosi, David Arrigucci e João Luiz Lafetá. Aceita aluno especial
|
Tópicos em LC – 45 h/a – 3cr
Ementa: aborda momentos da existência e da criação literária de Dostoievski. Estudo do contexto social e das agitações filosóficas da Rússia do século XIX. Leitura e análise do romance Os Irmãos Karamazov. Análise teórico-crítica de Bakhtin, em Problemas da poética de Dostoievski, e das Seis doenças do espírito contemporâneo, do filósofo Constantin Noica. Aceita alunos especiais
|
LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA |
|
TERÇA |
QUARTA |
|
Aceita alunos especiais |
QUINTA |
SEXTA |
Tópicos em LTD – 45 h/a – 3cr
Não há disciplinas oferecidas
|
Tópicos em LTD – 45 h/a – 3cr
Ementa: Conceitos de framing, abordagens e dimensões de análise do frame. Foco nas principais estratégias de framing: projeção metafórica (como emulação), seleção lexical e modelagem gramatical. Pré-requisito: compreensão de textos em inglês
|