Banca de DEFESA: FRANCILENA ALBUQUERQUE SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCILENA ALBUQUERQUE SILVA
DATA : 28/06/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório "D" do CCHLA
TÍTULO:

A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS: UMA ANÁLISE CONSTRUCIONAL BASEADA EM FRAMES.


PALAVRAS-CHAVES:

Linguística Cognitiva; textos dissertativo-argumentativos; frames.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

O objetivo central desta dissertação é investigar a ativação dos frames subjacentes ao processo de construção de sentido nos textos dissertativo-argumentativos. Durante o trabalho de investigação, foram selecionados, do Banco de Redação do UOL, textos dissertativo-argumentativos para a composição do corpus desta pesquisa. Este estudo tem por base o aporte teórico da Linguística Cognitiva corporificada. Nesse sentido, a base teórica para o desenvolvimento da pesquisa foi o pressuposto de linguagem corporificada defendido por George Lakoff (1987, 1990,1999), Lakoff e Johnson (1980), Fillmore (1982, 1985), Feldman (2006) e Duque (2015). Em sendo assim, o ponto de partida desta investigação decorre do pressuposto de que o processo de construção de sentido está atrelado à ativação de mecanismos cognitivos existentes no cérebro humano, modelados pelas experiências corpóreas em constante interação com o meio e armazenados como memória. Tendo isso em vista, esta dissertação busca, dentro do processo de construção de sentido, analisar o envolvimento dos frames, mecanismos neurais que são acionados por pistas linguísticas, durante a compreensão do discurso, fundamentais para organizar e ordenar o mundo sociocultural. Com base nesse entendimento, tem-se, também, a pretensão de identificar e descrever o funcionamento desses mecanismos cognitivos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675404 - PAULO HENRIQUE DUQUE
Externo ao Programa - 6350771 - MARCOS ANTONIO COSTA
Externo à Instituição - ANA FLÁVIA LOPES MAGELA GERHARDT - UFRJ
Externo à Instituição - RICARDO YAMASHITA SANTOS - UNP
Notícia cadastrada em: 16/05/2017 17:00
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