Banca de DEFESA: JOÃO DANIEL CÂMARA DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO DANIEL CÂMARA DE ARAÚJO
DATA : 26/06/2017
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório "D" do CCHLA
TÍTULO:

O processo cognitivo-discursivo de construção de sentido em narrativas: uma abordagem baseada em frames em O pequeno príncipe.


PALAVRAS-CHAVES:

Construção de Sentido. Frames. Narrativa. O pequeno príncipe.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Este trabalho tem por objetivo investigar o processo de construção de sentidos do frame moral em O Pequeno Príncipe (EXUPÉRY, 2009). Para isso, caracteriza os mecanismos cognitivo-discursivos envolvidos no processo de construção de sentido da obra sob análise e toma por base os pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva Corporificada. Em consonância com essa perspectiva, utiliza as noções de categorização (LAKOFF, 1987), corporalidade (LAKOFF; JOHNSON, 1999), e duas de suas categorias analíticas: frames (GALLESE; LAKOFF, 2005; LAKOFF, 2006; FILLMORE, 1976; DUQUE, 2015) e metáforas (LAKOFF; JOHNSON, 1980, 1999; LAKOFF, 2008). O estudo do corpus é de natureza qualitativa e de caráter descritivo, uma vez que as informações obtidas não podem ser quantificáveis e os dados são analisados indutivamente pelo pesquisador. Neste sentido, este estudo percebe que a construção do frame moral ocorre por meio da ativação de frames e de projeções e mapeamentos metafóricos menores, que auxiliam na construção de sentidos pelo leitor.
Esses resultados emergem da análise dos dados da obra. Além disso, apresenta considerações sobre a ativação de estruturas cognitivas para compreensão dos processos que subjazem à construção de sentidos em narrativas. Esta pesquisa propõe a aplicação de um modelo de análise do discurso baseado em frames de acordo com Duque (2015), pensado em termos de possíveis perspectivas a partir de uma análise cognitivo-discursiva baseada em frames. Dessa forma, este estudo pretende não apenas contribuir com os estudos da Linguística Cognitiva mas também com os estudos da narrativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675404 - PAULO HENRIQUE DUQUE
Externo ao Programa - 6350771 - MARCOS ANTONIO COSTA
Externo à Instituição - ANA FLÁVIA LOPES MAGELA GERHARDT - UFRJ
Externo à Instituição - RICARDO YAMASHITA SANTOS - UNP
Notícia cadastrada em: 16/05/2017 16:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa27-producao.info.ufrn.br.sigaa27-producao