Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA APARECIDA DA SILVA ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA APARECIDA DA SILVA ANDRADE
DATA : 22/02/2017
HORA: 14:00
LOCAL: CCHLA - Sala 314
TÍTULO:

CONSTRUÇÕES GRAMATICAIS COM IR NO PORTUGUÊS BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO


PALAVRAS-CHAVES:

Construções com o verbo ir; Extensão semântica; (Inter)Subjetividade; Linguística Funcional Centrada no Uso; Gramática de Construções.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Esta tese examina construções com o verbo ir no português brasileiro contemporâneo. A hipótese é que esse verbo, acompanhado de outros elementos linguísticos (como ver,que, e ainda) forma construções gramaticais, nos termos de Goldberg (1995, 2003). Assim, interessa investigar as funções semântico-cognitivas e discursivo-pragmáticas dessas construções, examinando-se: 1) os elementos constitutivos da construção em seus aspectos morfossintáticos e semânticos; 2) os contextos de uso dessas construções e suas instanciações; 3) processos cognitivos envolvidos para a diferenciação categorial e semântica; e 4) motivações discursivo-pragmáticas implicadas nos usos dessas construções. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos pressupostos da Linguística Funcional Centrada no Uso articulada à Gramática de Construções. A metodologia é de base qualitativo-interpretativista, na qual se analisam exemplares configurados em padrões discursivos produzidos em situações reais de comunicação. Os dados foram coletados das seguintes fontes: Corpus Discurso & Gramática, Banco Conversacional de Natal, Corpus do Português, Buscador Google. Os resultados apontam que as construções gramaticais com ir podem ser consideradas, em certa medida,parcialmente especificadas, de produtividade limitada e gradientes quanto à composicionalidade. Ademais, indicam que essas construções resultam de extensões de sentido, estando fortemente vinculadas à (inter)subjetividade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673239 - JOSE ROMERITO SILVA
Interno - 345.159.097-20 - MARIA ANGELICA FURTADO DA CUNHA - UFRN
Externo ao Programa - 6350771 - MARCOS ANTONIO COSTA
Notícia cadastrada em: 26/01/2017 10:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao