O MUNDO DA VIDA NA MATEMÁTICA: análise do livro didático de matemática sob uma perspectiva bakhtiniana
Linguística Aplicada. Matemática. Livro didático. Mundo da vida.
Esta pesquisa apoia-se numa abordagem qualitativa, de perfil sociointeracionista e vertente interpretativista, e propõe-se avaliar livros didáticos de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamenta (anos finais) mais adotados no PNLD dos triênios 2011-2013 e 2014-2016, a fim de identificar se, como e até que ponto o mundo da vida se faz presente nessas obras. O ensino da matemática, fortalecido por uma prática de leitura sóciointeracionista e voltado para o mundo da vida, favorece uma maior compreensão daquela ciência, pois ao contribuir para a interação, humanização e aproximação da Matemática à vida do homem, além de favorecer a aquisição de um melhor nível de interpretação e compreensão, oportuniza, assim, uma maior contextualização do aluno, fazendo-o sair do mero papel de espectador para o de construtor do conhecimento matemático. Como percurso metodológico, se cumpriu as seguintes etapas: selecionaram-se os Livros Didáticos A conquista da Matemática (PNLD, 2011) e Praticando Matemática (PNLD, 2014); em seguida realizou-se um estudo bibliográfico sobre a História do Livro Didático, a Educação Matemática no Brasil, Linguística Aplicada, Linguagem numa perspectiva bakhtiniana e sobre Mundo da Vida. A partir desse estudo, se avaliaram as obras de forma geral e se avaliaram as atividades de forma mais específica. Em seguida, foi realizado um estudo analítico entre os dois livros didáticos selecionados e o livro didático de Osvaldo Sangiorgi, Matemática Curso Moderno (1964), com o objetivo de perceber os avanços do trabalho com uma matemática responsiva a vida.