Banca de DEFESA: TERESA PAULA DE CARVALHO LEÔNCIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TERESA PAULA DE CARVALHO LEÔNCIO
DATA : 29/07/2016
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório C- CCHLA
TÍTULO:

Comunidade de aprendizagem de leitores literários: identidade, cultura e memória


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento, Literatura e Cultura. Projetos de Letramento. Comunidades de Leitores. Pesquisa de Fortalecimento.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A escolarização da literatura ora privilegiou a ênfase na caracterização das escolas literárias e leitura dos cânones, ora referendou a abordagem da arte pela arte, ora circunscreveu o ensino ao estudo dos gêneros literários com foco no professor. Em abordagens dessa natureza, o universo de cultura e as identidades específicas dos alunos não são enfatizados. Tendo isso em vista, esta dissertação elege como objeto de estudo as práticas de leitura e produção de textos literários ou não literários, considerando o universo de cultura de 31 colaboradores (alunos e ex-alunos) na disciplina Língua Portuguesa e Literatura do IFRN, campus Nova Cruz, Macau e São Gonçalo do Amarante, no contexto do projeto de letramento “Divulgando Leituras, Conquistando Leitores” (DLCL). Nessa direção, objetivamos investigar de que forma as práticas de leitura e escrita desenvolvidas no projeto de letramento DLCL podem construir uma comunidade de leitores em que se valorize o universo de cultura dos alunos, transformando-os em agentes de letramento literários, com o propósito de (i) explorar as práticas de letramento literário realizadas no projeto de letramento “Divulgando Leituras, Conquistando Leitores” (DLCL); (ii) discutir as ações desenvolvidas no contexto escolar para a constituição de uma comunidade de leitores, com foco no universo de cultura dos alunos; (iii) identificar os impactos do projeto de letramento “Divulgando Leituras, Conquistando Leitores” na construção da identidade leitora e escritora de 31 colaboradores (alunos e ex-alunos) na disciplina Língua Portuguesa e Literatura do IFRN, campus Nova Cruz, Macau e São Gonçalo do Amarante. Teoricamente, esta pesquisa fundamenta-se: nos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995; STREET, 2014), especificamente nos conceitos de Letramentos Múltiplos (OLIVEIRA; KLEIMAN, 2008), Projetos de Letramento (OLIVEIRA, 2008, 2010a; OLIVEIRA, TINOCO e SANTOS, 2011), Comunidades de Aprendizagem (OLIVEIRA, 2010b) e Letramentos Silenciados (KEY, 1998). Fundamenta-se, também, em teorias relacionadas ao texto literário (COMPAGNON, 2009; TODOROV, 2009; DERRIDA, 2014, EAGLETON, 2010; ABREU, 2006; LAJOLO, 2001; COELHO, 2000; BOURDIEU, 1996) e aos conceitos de Memórias Coletivas (HALBWACHS, 2006 e BOSI, 2003); Cultura (WILLIAMS, 2011A e 2011B e CERTEAU, 2014) e Identidade (BAUMAN, 2005, 2013; FOUCALT, 2014 e 2015; PETIT, 2009A, 2009B, 2013, HALL, 2011 e LAHIRE, 2002). Metodologicamente, este estudo de natureza etnográfica (STREET, 2014; THOMAS, 1993; CANÇADO, 1994; MAGALHÃES, 1994; MOITA LOPES, 1993; AGAR 2005) se insere no campo da Linguística Aplicada Crítica (KLEIMAN, 2013; MOITA LOPES, 2006 e PENNYCOOK, 2006) e adota a abordagem qualitativa (BAUER e GASKELL, 2002; FLICK, 2004; BIBBS, 2009), com foco na Pesquisa de Fortalecimento (OLIVEIRA, 2004). A análise dos dados permitiu evidenciar que (i) a relação dos colaboradores do DLCL com a leitura literária ultrapassa os limites da escolarização formal; (ii) o texto literário faz parte da vida dos colaboradores e não se restringe ao ambiente escolar; (iii) o texto literário pode contribuir para formação identitária de comunidades alternativas de leitores e escritores; (iv) as experiências de leitura, vivenciadas no transcurso do projeto, são transformadoras de vidas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Interno - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Externo ao Programa - 277353 - HENRIQUE EDUARDO DE SOUSA
Externo à Instituição - IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS MARQUES - IFRN
Notícia cadastrada em: 21/07/2016 16:26
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