Banca de QUALIFICAÇÃO: CÍNTIA DANIELE OLIVEIRA DO NASCIMENTO

DATA : 23/06/2016
LOCAL: Auditório A - CCHLA

O ALUNO E O PROGRAMA XEQUE-MATE: construções identitárias

Linguagem. Identidade. Programa Xeque-Mate.

O objetivo deste estudo é analisar as construções identitárias do programa televisivo Xeque-Mate a partir de discursos de alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O programa é produzido pela TV Universitária em parceria com o Departamento de Comunicação e proporciona aos alunos aprendizados práticos, uma vez que são desenvolvidas diversas atividades em um estúdio de TV aberta. Estando inserido na área da Linguística Aplicada (LA), e considerando que a LA transita entre fronteiras, buscamos construir pontes entre os estudos da linguagem (CÍRCULO DE BAKHTIN, 1992, 1998, 2011) e os estudos advindos da comunicação social (MEDINA, 2001). Compreendemos a noção de discurso, linguagem e sujeito de acordo com Bakhtin (1998, 2011), Bakhtin/Volochinov (1992) e Hall (2015). As análises baseiam-se em questionário online respondido por 23 alunos das habilitações de Jornalismo e Radialismo, com matrícula ativa e inativa, que participaram do programa durante a graduação. Consideram-se, nesta pesquisa, cronotopos distintos, tempos e espaços que são fundamentais para a constituição destes sujeitos. As vozes dos alunos revelam identidades do programa, ora como um espaço de experiências, ora como a oportunidade de aproximar teoria e prática. Essas identidades são construídas e reconstruídas e estão imersas em um conjunto de práticas sociais, esferas e campos determinados.

Presidente - 1168633 - MARILIA VARELLA BEZERRA DE FARIA
Interno - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Externo ao Programa - 3943432 - JOSENILDO SOARES BEZERRA
Notícia cadastrada em: 09/06/2016 08:31