Banca de QUALIFICAÇÃO: AILSON COSTA DE OLIVEIRA



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: AILSON COSTA DE OLIVEIRA
DATA: 17/06/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório A
TÍTULO:

ATITUDES DE DISCENTES EM CURSO DE FORMAÇÃO INCIAL E CONTINUADA (FIC) “INGLÊS PARA INFORMÁTICA” NO CONTEXTO DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (ebtt): Um Estudo Sistêmico-Funcional

 


RESUMO:

RESUMO

Esta pesquisa, de natureza qualiquantitativa, trata de uma ação pedagógica de estratégias de leitura na base de Inglês para Fins Específicos (ESP) (Hutchinson & Waters, 1991; ROBINSON, 1991), no ensino e aprendizagem da língua inglesa como língua estrangeira (ILE) no contexto de Ensino Básico Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus João Câmara. Objetiva-se identificar e quantificar marcas linguísticas utilizando instrumentos e categorias baseados no aparato teórico da Linguística Sistêmico Funcional (HALLIDAY 1985, 1994, 2014), mais especificamente, fazendo-se uma análise através das ferramentas semântico-discursivas do Sistema de Avaliatividade, elaborado por Martin & White (2005) e Martin & Rose (2003). O corpus desta pesquisa é composto de respostas extraídas de dois questionários de avaliação, aplicado via Google Docs, para 24 participantes, e um pré-experimento, aplicado a 19 participantes do IFRN, João Câmara, que participaram de um Curso Formação Inicial e Continuada (Curso FIC) projetado nesta ação pedagógica. A análise centra-se nas percepções desses alunos em relação à intervenção pedagógica. Observamos como os alunos caracterizam, nas escolhas lexicogramaticais, suas percepções do Curso FIC, através das categorias Apreciação e Julgamento, que são componentes do Subsistema Atitude no Sistema de Avaliatividade, levando-se em consideração as subcategorias Reação, Composição, Valoração e Capacidade. Resultados preliminares indicam que o discurso foi marcado pelo uso predominante dos itens linguísticos que recaem nas subcategorias reação-qualidade e valoração-relevância. Além disso, o pré-experimento mostrou um aumento de 15% de acertos tomando-se a compreensão escrita de todo o grupo ao final deste Curso de 30 horas. 


PALAVRAS-CHAVE:

Pesquisa-ação; Avaliatividade; ESP


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3654056 - JENNIFER SARAH COOPER
Interno - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER
Externo à Instituição - ORLANDO VIAN JUNIOR - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 18/05/2016 15:15
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