Banca de QUALIFICAÇÃO: TERESA PAULA DE CARVALHO LEÔNCIO

DISCENTE: TERESA PAULA DE CARVALHO LEÔNCIO
DATA: 21/12/2015
LOCAL: Auditório "E" do CCHLA

Divulgando leituras, conquistando leitores: a virtude e o risco nas memórias de letramento literário

Linguística Aplicada. Letramentos Múltiplos. Projetos de Letramento. Etnografia Crítica. Literatura.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

De vertente etnográfica crítica (THOMAS, 1993), a pesquisa que ora se apresenta evidencia a trajetória de um grupo de alunos, cujas memórias coletivas são resgatadas a fim de se dar enlevo ao letramento literário desses aprendizes. Para tanto, usamos como dispositivo didático os Projetos de Letramento, conforme traduzidos por Oliveira (2008) e Oliveira, Tinoco e Santos (2011). Trata-se de um trabalho que assume as contribuições dos estudos da Linguística Aplicada com a perspectiva de pôr em cena inteligibilidades capazes de revelar a relação dos fenômenos da linguagem com outras áreas do conhecimento, filiando-nos, nesse sentido, a linhas de saber e a modos de pensar e fazer que estão sempre questionando, sempre procurando novos esquemas de politização, conforme discute Moita Lopes (2006). Tem como questões de pesquisa: Como construir na escola comunidades de leitores? Quais os impactos de uma prática transgressora do ensino da literatura? Com vistas a responder a essas questões, a pesquisa tem como objetivo geral: questionar a abordagem tradicional do ensino da literatura, sendo seus objetivos específicos: 1) explorar recursos, estratégias, artefatos e procedimentos que viabilizem leituras produtivas e 2) apontar os impactos de uma prática de ensino da literatura que se mostre transgressora e efetiva. Este estudo fundamenta-se na concepção de letramentos múltiplos, conforme Oliveira e Kleiman (2008) bem como na teoria dos Projetos de Letramento, de acordo com Oliveira (2008) e Oliveira, Tinoco e Santos (2011), tendo também como outros aportes teóricos: as contribuições dos Estudos Culturais (WILLIAMS, 2011; CERTEAU, 2014); o conceito de memória coletiva (HALBWACHS, 2006) e o conceito de memória, de comunidade de destino e enraizamento, importantes para o realce da valorização da trajetória dos participantes do projeto (BOSI, 2003).  Guiam-nos como ideias importantes: 1) a do respeito ao sujeito, leitor de literatura, como um ser desejante, com liberdade de escolhas, capaz de construir sua trajetória de desassujeitamento a fim de evidenciar a estética de si (FOUCAULT, 2014a, 2014b, 2015a, 2015b); a do direito a ter liberdade de escolhas e a ser respeitado em sua subjetividade (ROUXEL; LANGLADE; REZENDE, 2013); a do sentido de que toda a vida cotidiana pode ser considerada uma obra de arte (MAFFESOLI, 2009). A análise dos dados gerados no projeto de letramento “Divulgando Leituras, Conquistando Leitores” (doravante DLCL) revela que as identidades dos sujeitos literários são múltiplas, complexas, atuantes. Eis porque o projeto destaca leitores vorazes de sagas, trilogias e de outros tantos gêneros literários “que fazem a cabeça da galera”, não obstante a escola tradicional persistir em silenciá-los. Esse exercício transgressor de liberdade já enfatiza, por si só, o caráter de transformação de vidas que o projeto assume. Revela, também, o que presumíamos como indispensável a uma abordagem transgressiva, conforme PENNYCOOK (2006): a valorização de um cenário de respeito às liberdades e às identidades e a importância dos artefatos concebidos, confeccionados e postos em cena quando dos eventos do DLCL. O estudo traduz, enfim, o fortalecimento e empoderamento dos colaboradores, conforme nos orientam FREIRE (2011) e GIROUX (1997).

Interno - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Externo ao Programa - 277353 - HENRIQUE EDUARDO DE SOUSA