Banca de QUALIFICAÇÃO: GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL
DATA: 18/12/2015
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO E - CCHLA
TÍTULO:

ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DIRECIONADO AO PÚBLICO MASCULINO: uma abordagem dialógica 


PALAVRAS-CHAVES:

Anúncio publicitário masculino. Revistas impressas. Relações dialógicas. Círculo de Bakhtin.


PÁGINAS: 138
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Nesta pesquisa, pretendemos focalizar o gênero anúncio publicitário impresso naquilo que ele revela da sua condição de gênero discursivo que circula na esfera midiática impressa, especificamente, em quatro revistas: Playboy, Placar, GQ e Men’s Health. O objetivo geral da presente pesquisa é analisar as regularidades enunciativas (verbo-visuais) do funcionamento do gênero anúncio publicitário direcionado ao público masculino na mídia impressa, problematizando como os anúncios publicitários atuam na sociedade de consumo buscando satisfazer a um grupo determinado, o leitor/consumidor masculino, com costumes e condutas modernos. Para tanto, foram reunidos anúncios das quatro revistas dos meses de janeiro, abril, julho e outubro, totalizando dezesseis revistas e quarenta e oito peças do gênero, colhidas trimestralmente, durante um período de um ano: de janeiro a dezembro de 2012. A nossa pesquisa se insere numa abordagem qualitativa-interpretativista, como forma de investigar a realidade social, paradigma defendido por linguistas aplicados. Assim, o nosso estudo volta-se para uma atividade relacionada com as questões de linguagem, presente na esfera da mídia jornalística impressa. O anúncio é compreendido enquanto unidade real da comunicação, portanto, discursivo e intersubjetivo, mantendo relações com outros enunciados já ditos e prefigurados e convocando outros a se estabelecerem. Partindo dessas conjecturas, objetivamos apresentar uma análise do gênero anúncio publicitário impresso em revistas masculinas fundamentando-nos nas pesquisas contemporâneas em Análise Dialógica do Discurso, nos estudos do Círculo de Mikhail Bakhtin, revisitando seus aspectos teórico-metodológicos e nas concepções de identidade e de cultura assim como em autores da esfera da comunicação jornalística. Assim, a pesquisa apresenta-se relevante à medida que contribui para uma análise da dimensão verbo-visual do anúncio direcionado ao público masculino, considerado como um gênero discursivo que circula na mídia impressa e publicitária, impregnado de relações dialógicas e, também colabora para a consolidação de uma ‘Teoria dos Gêneros do Discurso’ (no âmbito científico da Linguística Aplicada) e para a construção e desenvolvimento de referenciais teóricos, metodológicos e aplicados para professores e profissionais interessados na temática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interno - 047.613.914-72 - MARIA BERNADETE FERNANDES DE OLIVEIRA - UFRN
Externo ao Programa - 3943432 - JOSENILDO SOARES BEZERRA
Notícia cadastrada em: 04/12/2015 14:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao