Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO LEILSON DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO LEILSON DA SILVA
DATA: 08/05/2015
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 304 DO DELET
TÍTULO:

ENTRE CALÍOPE E CLIO: A ORALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA DO NONO ANO


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS-CHAVE: Livro didático – Gêneros discursivos – Oralidade. 


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

Este trabalho teve como objetivo analisar a presença dos gêneros discursivos orais em quatro livros didáticos do 9º ano, que são subdivididos da seguinte forma: dois livros de Língua Portuguesa e dois livros de História. A investigação foi realizada a partir de análise do texto escrito, com o objetivo de problematizar como os referidos manuais tratam a oralidade em atividades propostas. Para conduzir a reflexão sobre o trabalho com esses gêneros discursivos orais e como evidenciam a abordagem da oralidade como objeto de aprendizagem, partimos dos seguintes autores: Bakhtin (2011), Vieira (2007) e Dolz; Schneuwly, Pietro, Zahnd,  (2011). Com base nesses estudos, constatamos que a presença da oralidade no livro didático ainda apresenta limitações, porém apresenta avanços em comparação a um passado não muito distante em que a oralidade estava relegada ao ostracismo ou apenas restrita à orientação de que a atividade poderia ser realizada por meio da fala. Entendemos que passados mais de quinze anos da publicação dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (1998), os livros didáticos de Língua Portuguesa iniciam um trabalho com atividades que estimulam o diálogo e promovem oportunidades de reflexão sobre o uso de estratégias que orientam e potencializam a habilidade oral no ensino dos gêneros (formais e informais) para promover uma interação que passe pela escuta e pela fala do outro. Ademais, os livros de História apresentam alguma sistematização especificando alguns gêneros discursivos orais, em algumas atividades, e tenta preparar o aluno para a lida com uma oralidade mais formal. Assim, corrobora-se o entendimento de que ensinar a ler, a escrever,  a falar e a escutar é dever de todas as áreas.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Externo ao Programa - 2507717 - TATYANA MABEL NOBRE BARBOSA
Externo à Instituição - AILTON DANTAS DE LIMA - IFRN
Notícia cadastrada em: 28/04/2015 15:33
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