Banca de QUALIFICAÇÃO: ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
DATA: 30/04/2015
HORA: 15:00
LOCAL: CCHLA - auditório C
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE LAMPIÃO E SEU BANDO: “O mais audaz e miserável de todos os bandidos” e o seu “grupo de asseclas”.


PALAVRAS-CHAVES:

Representações discursivas. Lampião. Bando de cangaceiros. Notícias.


PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

Nesta tese de doutoramento analisamos as representações discursivas do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e seu bando de cangaceiros em notícias de jornais potiguares publicados na década de vinte do século passado (1927), de quando da invasão do bando à cidade de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, em treze de junho daquele ano. Para tanto, tomamos por fundamentação os pressupostos teóricos da Linguística Textual, especialmente do quadro mais restrito do que se designa hoje como Análise Textual dos Discursos (ADT), abordagem teórica e descritiva de estudos linguísticos do texto proposta pelo linguista francês Jean-Michel Adam. Desta abordagem, interessa-nos, de modo específico, o nível semântico do texto, com destaque para a noção de representação discursiva, estudada com base nas operações de referenciação, predicação, modificação, localização espacial e temporal, conexão e analogia (ADAM, 2011; CASTILHO, 2010; KOCH, 2002, 2006; MARCUSCHI, 1998, 2008; NEVES, 2007; RODRIGUES, PASSEGGI, SILVA NETO, 2010). O corpus desta pesquisa é composto por três notícias publicadas na década de vinte do século passado nos jornais O Mossoroense, Correio do Povo e O Nordeste, e reconstituídas por meio de coleta realizada nos arquivos do Museu Municipal Lauro da Escócia, do Memorial da Resistência de Mossoró, ambos localizados em Mossoró, e na coletânea de notícias de jornais Lampião em Mossoró, do historiador norte-rio-grandense Raimundo Nonato.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349707 - LUIS ALVARO SGADARI PASSEGGI
Interno - 1513790 - ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Externo à Instituição - GILTON SAMPAIO DE SOUSA - UERN
Externo à Instituição - MARIA ELIETE DE QUEIROZ - UERN
Externo à Instituição - SUELI CRISTINA MARQUESI - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 01/04/2015 16:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa23-producao.info.ufrn.br.sigaa23-producao