Banca de QUALIFICAÇÃO: DIÊGO CESAR LEANDRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIÊGO CESAR LEANDRO
DATA: 22/07/2014
HORA: 14:30
LOCAL: CCHLA auditório A
TÍTULO:

Escrita colaborativa com Google Docs: flash fiction, noticing e aprendizagem de inglês como L2


PALAVRAS-CHAVES:

escrita colaborativa; Google Docs; flash fiction; noticing; aprendizagem de inglês como L2.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

O Google Docs é um editor de textos online por meio do qual múltiplos autores podem trabalhar – síncrona ou assincronamente – em um mesmo documento, o que pode auxiliar no desenvolvimento da habilidade de escrita em inglês (WEISSHEIMER; SOARES, 2012). Ao escrever colaborativamente, os aprendizes têm mais oportunidades para perceber as lacunas na sua produção, visto que são expostos a mais insumo linguístico (input) dos colegas coautores (WEISSHEIMER; BERGSLEITHNER; LEANDRO, 2012), e priorizam o processo de (re)construção textual, deixando a preocupação com o produto final (i.e., o texto pronto) em segundo plano (LEANDRO; WEISSHEIMER; COOPER, 2013). Ademais, dentro do processo de aprendizagem de uma L2, a produção de linguagem propicia a consolidação de conhecimentos existentes e a criação de novos conhecimentos (SWAIN, 1985). Levando isto em consideração, o presente estudo, de natureza quasi-experimental (NUNAN, 1992) e abordagem mista (DÖRNYEI, 2007), objetiva investigar o impacto da escrita colaborativa mediada pela ferramenta Google Docs no desenvolvimento da habilidade de escrita em Língua Inglesa (LI) e na percepção de erros linguísticos ou noticing (SCHMIDT, 1990). Um total de 36 aprendizes universitários de LI integraram o estudo, sendo 25 no grupo experimental e 11 no grupo controle. Ambos os grupos passaram por um pré e um pós-teste para que pudéssemos medir o noticing de estruturas sintáticas. Seguindo uma proposta híbrida de aprendizagem, os participantes do grupo experimental escreveram colaborativamente (em duplas, trios ou quartetos), por meio do Docs, três narrativas na modalidade flash fiction, durante 11 semanas. Analisamos a primeira e a última narrativa de cada grupo a fim de medir a acurácia gramatical, operacionalizada como o número de erros gramaticais a cada 100 palavras (SOUSA, 2014) e a densidade lexical, operacionalizada como a relação entre o número de palavras produzidas com propriedades lexicais e o número de palavras produzidas com propriedades gramaticais (WEISSHEIMER, 2007). Adicionalmente, o grupo experimental respondeu a um questionário online sobre a experiência híbrida. Os resultados quantitativos apontam correlações estatisticamente significativas entre noticing e acurácia gramatical e entre noticing e densidade lexical, no caso dos participantes do grupo experimental. Os resultados qualitativos apontam, em geral, impressões positivas a respeito da experiência híbrida de aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER
Interno - 1675404 - PAULO HENRIQUE DUQUE
Externo ao Programa - 3654056 - JENNIFER SARAH COOPER
Notícia cadastrada em: 07/07/2014 09:26
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