Banca de DEFESA: EDIVANIA DUARTE RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDIVANIA DUARTE RODRIGUES
DATA: 27/02/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do LABCOM
TÍTULO:

OS DISCURSOS SOBRE A EDUCOMUNICAÇÃO NA RÁDIO ESCOLAR:

UM ESTUDO ETNOGRÁFICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA


PALAVRAS-CHAVES:

Educomunicação; Rádio Escolar; Discurso; Dialogismo


PÁGINAS: 270
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

A pesquisa faz uma análise da construção discursiva sobre a Educomunicação, a partir

de um curso de formação de educomunicadores, com professores e alunos de uma

escola da Rede Pública Estadual, situada geograficamente na cidade do Natal(RN),

estudando a constituição dos sentidos que a prática educomunicativa na Rádio Escolar

adquire para formadores e cursistas (docentes e discentes). O contexto sócio-histórico

que envolve essa investigação corresponde à nova realidade social, mediada pelas

tecnologias da informação e da comunicação que, por sua vez, impulsionam a instituição

escolar a capacitar os alunos na utilização de diferentes linguagens que permeiam a

sociedade. Mas, para tanto, é necessário ter professores também habilitados para

trabalharem as tecnologias da comunicação de forma a atenderem os anseios dos jovens e

adultos que fazem parte da comunidade educativa. Assim, a investigação problematiza

o contexto de produção discursiva sobre a Educomunicação na Rádio Escolar a partir do

processo de formação de educomunicadores na instituição escolar focalizada, tendo

como objetivos identificar as condições de produção discursiva em torno da prática

educomunicativa na Rádio Escolar, analisar a construção discursiva que formadores e

cursistas fazem sobre a Educomunicação e suas marcas dialógicas, além de verificar

como os cursistas relacionam a prática educomunicativa aos seus contextos educativos,

atribuindo sentido aos lugares de professores e alunos. Assim sendo, a pesquisa recorre

à Etnografia aplicada ao contexto escolar como opção metodológica, à Análise do

Discurso, de vertente pecheutiana, bem como aos princípios da Educomunicação, às

reflexões de Paulo Freire e às concepções de Dialogismo em Bakhtin, como aportes

teóricos. Enveredamos por três áreas do conhecimento: Linguística, Comunicação e

Educação, como forma de produzirmos uma leitura comprometida com os aspectos que

envolvem o uso do rádio no ambiente escolar para a promoção de uma prática que seja

educomunicativa. Com esta pesquisa, pudemos construir uma teia de sentidos sobre a escola

que estamos formando ou que queremos formar no século XXI, pois recorremos aos

discursos de formadores e cursistas imersos em novos saberes e práticas na perspectiva de

impulsioná-los a se assumirem enquanto sujeitos de comunicação no ambiente

educativo em busca de uma transformação qualitativa do ser e do fazer no espaço

escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1350248 - ADRIANO LOPES GOMES
Externo à Instituição - MANOEL PEREIRA DA ROCHA NETO - UnP
Interno - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interno - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO - UERN
Externo ao Programa - 4579763 - SEBASTIAO FAUSTINO PEREIRA FILHO
Notícia cadastrada em: 14/02/2014 10:08
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