Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARICE RIBEIRO CARDOSO

DISCENTE : CLARICE RIBEIRO CARDOSO
DATA : 31/10/2022
LOCAL: EAJ - Setor da graduação - Sala 04

CARACTERIZAÇÃO GENÉTICA MOLECULAR DE PROCEDÊNCIAS E PROGÊNIES DE Parkia platycephala Benth.

faveira, marcador ISSR, diversidade genética, conservação ex-situ, pomares de sementes.

A Parkia platycephala Benth. é uma espécie arbórea nativa de áreas de transição entre Cerrado e Caatinga do Brasil, utilizada para diversos fins, com destaque para a alimentação animal devido ao seu elevado potencial forrageiro. Sua intensa exploração em época de frutificação, que coincide com o período de escassez de forragem, representa uma ameaça à sua conservação genética em habitat natural, sendo necessário o estudo de sua variabilidade genética. Diante disso, objetiva-se com a pesquisa caracterizar a diversidade e a estrutura genética existente em procedências e progênies de P. platycephala, por meio de marcador molecular ISSR, como subsídio para a conservação genética da espécie e transformação do teste em um pomar de sementes por mudas. A amostragem foi realizada em 45 progênies estabelecidas em um teste de procedências e progênies na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Piauí, em Alvorada do Gurgueia, Piauí, Brasil. As análises genéticas foram feitas em material de caule e folhas jovens das progênies de cada procedência, com cada progênie representada por 4 indivíduos tomados aleatoriamente, totalizando 180 plantas. O DNA das plantas selecionadas foi extraído e as amplificações foram feitas pela técnica de PCR usando-se 10 primers ISSR, pré-selecionados. Após obtenção dos dados, avaliou-se a eficiência dos primers testados, a partir do conteúdo de informação polimórfica (PIC), índice do marcador (MI) e poder de resolução (PR), como também a diversidade e estrutura genética das procedências e progênies. A maior parte dos valores do conteúdo de informação polimórfica dos primers testados foram considerados medianamente informativos (0,41≥PIC≤0,50), com média de 0,42, enquanto o índice do marcador (MI) e o poder de resolução (RP) tiveram valores médios de 2,52 e 3,50, respectivamente. A diversidade de Nei (H) apresentou média de 0,315, e o índice de Shannon (I) média de 0,469.  A análise da estrutura genética mostrou maior grau de variação genética dentro das populações (81,87%), e valor de Φst (0,13) que confirma baixa estruturação de procedências. Estes resultados mostram a qualidade e eficiência dos iniciadores testados, o que resultou em uma boa detecção de diversidade genética de P. platycephala.

Presidente - 1715697 - FABIO DE ALMEIDA VIEIRA
Interno - 1721230 - MAURO VASCONCELOS PACHECO
Externa ao Programa - 1648735 - MARIA LUCIANA LIRA DE ANDRADE - UFRNExterna à Instituição - BRUNA ANAIR SOUTO DIAS - UFPI
Notícia cadastrada em: 17/10/2022 13:40