Banca de DEFESA: MARIA KELY ALVES GOMES DA SILVA

DISCENTE : MARIA KELY ALVES GOMES DA SILVA
DATA : 03/03/2022
LOCAL: GOOGLE MEET EVENTO FORMATO VIRTUAL

EFEITOS DO ADENSAMENTO DE PLANTIO E MATERIAL GENÉTICO DE Eucalyptus SOBRE O POTENCIAL BIOENERGÉTICO DA MADEIRA IMPLANTADA EM REGIÃO NEOTROPICAL SEMIÁRIDA DO BRASIL

floresta energética, densidade energética, biomassa florestal, bioenergia.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar o potencial bioenergético da madeira de eucalipto aos seis anos de idade utilizando-se das análises da interação entre produção volumétrica e qualidade da madeira de clones implantados sob diferentes condições de adensamento, em região neotropical semiárida do Brasil. Foram selecionados 5 clones em 6 diferentes espaçamentos, totalizando 30 tratamentos. De cada tratamento foram abatidas três árvores-amostra e destes retirados discos, nas posições 0% (base), 1,30m, 25%, 50%, 75% e 100% (topo) da altura comercial. Os discos foram divididos em cunhas opostas e encaminhados para determinação da densidade básica, poder calorífico superior, teor de cinzas, materiais voláteis e carbono fixo, além da quantidade de energia estocada por metro cúbico (m3) e hectare (ha). Foram estimados o índice de sobrevivência a partir do banco de dados de 2013 a 2019 resultante do acompanhamento dos povoamentos. A produção volumétrica ao longo dos seis anos apontou que a alta densidade de um plantio favorece um ambiente competitivo entre indivíduos e ocasiona em maiores percentuais de mortalidade. Houve correlação positiva entre o aumento na densidade básica da madeira e espaçamentos amplos - 425,38 Kg.m-3 a 496,00 Kg.m-3. Em relação ao potencial bioenergético dos tratamentos ao sexto ano, o material C3, com alto índice de sobrevivência, no perfil 3 x 0,25 m apresentou valores superiores aos demais com 1.010.310 kcal/ha de energia estocada. A partir dessa análise, espaçamentos mais adensados em materiais genéticos que apresentem menores taxas de mortalidade são considerados preferíveis à sua implantação.

Interna - 1880266 - ROSIMEIRE CAVALCANTE DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1678080 - GUALTER GUENTHER COSTA DA SILVA
Externo à Instituição - João Gabriel Missia da Silva
Externa à Instituição - MARIA NARUNA FELIX DE ALMEIDA - UFES