Banca de DEFESA: YARA LEMOS DE PAULA

DATA : 18/02/2022
LOCAL: meet.google.com/ahm-zfpx-ovx

TUBETES BIODEGRADÁVEIS A BASE DE CERA DE ABELHA E RESÍDUOS DA CASTANHA-DE-CAJU

produção de mudas, resíduos agroindustriais, desenvolvimento sustentável, economia circular.

A produção de mudas é comumente realizada em tubetes de polipropileno, matéria-prima proveniente do petróleo. Além de serem derivados de recurso natural não-renovável, possuem um ciclo de vida longo e causam um relevante impacto ambiental. Os resíduos florestais e agroindustriais, que também se aplicam a este uso, são materiais renováveis, de fácil obtenção e biodegradáveis. Sabendo disso, este estudo teve como objetivo avaliar a viabilidade da utilização de resíduos da cajucultura associados à cera de abelha para a manufatura de tubetes biodegradáveis. Os recipientes foram confeccionados com diferentes proporções de cera de abelha e do resíduo proveniente do beneficiamento da castanha-de-caju (casca da castanha após a torra). As matérias-primas e os tubetes foram avaliadas de acordo com as normas ABNT, ASTM e TAPPI. Foram avaliadas as propriedades físico-mecânicas dos compósitos utilizados para produção dos tubetes. Os tubetes biodegradáveis foram utilizados para o plantio de mudas de Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth.), e avaliados quanto ao desenvolvimento e qualidade de mudas produzidas. As matérias-primas escolhidas mostraram-se adequadas para a manufatura dos tubetes. A cera de abelha apresentou uma temperatura de fusão a 60°C. Já para a casca da castanha-de-caju foi observada composição química rica em NPK, o que pode ser favorável ao desenvolvimento inicial das mudas. Os tubetes biodegradáveis apresentaram indicadores de qualidade de mudas semelhantes aos convencionais, porém, com baixa resistência mecânica. Conclui-se que é possível desenvolver tubetes biodegradáveis por meio das matérias-primas sugeridas. O material, em viveiro, foi resistente às exposições ao sol, condições de temperatura ambiente e rega diária, sem a deformação da sua estrutura, oferecendo condições adequadas à produção de mudas, semelhantes ao tubetes de polipropileno.

DEVELOPMENT OF BIODEGRADABLE TREEPOTS MADE WITH BEE WAX AND WASTES OF CASHEW NUT

Presidente - 049.881.764-44 - RAFAEL RODOLFO DE MELO - UFERSA
Interno - 1079298 - ALEXANDRE SANTOS PIMENTA