Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA FERREIRA DOS ANJOS

DISCENTE : BRUNA FERREIRA DOS ANJOS
DATA : 30/10/2020
LOCAL: Google meet

QUANTIFICAÇÃO E APLICAÇÃO DE TANINOS PRESENTES NA CASCA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA CAATINGA NO TRATAMENTO DA ÁGUA

Espécies florestais. PFNM. tratamento de efluentes. M. tenuiflora e M. caesalpiniifolia.

Os taninos são polifenóis presentes em vários grupos dos vegetais e estão em quase todas as partes das plantas, têm função fisiológica de proteção contra herbívoros e doenças, podendo este ser caracterizado como hidrolisáveis ou condensados. Os taninos vegetais apresentam relevante importância econômica, ecológica e social no setor florestal não madeireiro do país, despertando inúmeras pesquisas em busca de novas espécies produtoras de taninos. Esta pesquisa tem como objetivo, quantificar os taninos condensados extraídos a partir da casca de duas espécies florestais: Mimosa tenuiflora Willd e Mimosa caesalpiniifolia Benth e avaliar seu potencial como coagulante para o tratamento da água. As cascas foram coletadas de cinco árvores que apresentavam características fitossanitárias apropriadas para cada espécie, obtidas em um plantio florestal com idade de seis anos, cultivadas para fins madeireiros. Localizados na Área Experimental da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias (UAECIA) da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), município de Macaíba- RN. Foram determinados o teor de sólidos totais (TST), índice de Stiasny (I) e o teor de taninos condensados (TTC). A espécie M. tenuiflora obteve maiores percentuais em todos os parâmetros TST, I e TTC (27,60%, 74,82% e 20,65% respectivamente), indicando potencialidade para produção de taninos em larga escala, embora a espécie M. caesalpiniifolia tenha apresentado valores mais baixos de TTC , TST  no I o valor foi semelhante ao da jurema preta com (71,43%), caracterizando um alto grau de taninos puros, sendo necessária a realização de outras pesquisas, como a caracterização química para identificação de novas possíveis utilizações para esta espécie.

Presidente - 2326526 - TATIANE KELLY BARBOSA DE AZEVEDO CARNAVAL
Interno - 1079298 - ALEXANDRE SANTOS PIMENTA
Interna - 1979301 - RENATA MARTINS BRAGA
Notícia cadastrada em: 20/10/2020 15:11