Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERVAM DE MOURA PEDROZA

DISCENTE: ROBERVAM DE MOURA PEDROZA
DATA: 11/04/2013
LOCAL: NESC

Impacto das Ações da Estratégia Saúde da Família na Mortalidade Infantil do Município de Garanhuns-PE no Período de 1998 a 2010.

Mortalidade Infantil; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

A mortalidade infantil é tida como um indicador sensível para descrever as condições de vida e de saúde de uma população, sendo, portanto, interpretada como a estimativa do risco de um nascido vivo morrer antes de completar o primeiro ano de vida. Esse indicador é considerado elevado quando atinge patamares superiores a 50/1.000 nascidos vivos, médios quando se encontra entre 20 e 49/1.000 e mais baixos quando está até 20/1.000. Países mais desenvolvidos como a Suécia e Japão, apresentem esse coeficiente entre 4 e 6/1000 nascidos vivos, sendo portanto elevado nos países com baixo índice de desenvolvimento sócio-econômico. No Brasil, a Mortalidade Infantil tem evidenciado variações ao longo dos anos, e nas duas últimas décadas esse indicador tem sofrido um acentuado decréscimo, provavelmente devido à melhoria no acesso aos serviços de saúde, ao saneamento básico, redução da taxa de fecundidade, melhoria das condições de vida, implementação de tecnologias na atenção à saúde tais como imunização, terapia de reidratação oral, dentre outras. O objetivo principal deste estudo é analisar o impacto das ações da Estratégia Saúde da Família na Mortalidade Infantil no município de Garanhuns-PE no período de 1998 a 2010, cuja estratégia surge como resultado da estruturação do Programa Saúde da Família, implantado em 1994. Para atingir os objetivos, será feito um estudo descritivo e longitudinal onde serão coletados através do SIM, SINASC e SIAB a fim de estabelecer relação de causalidade entre a intervenção e o indicador. Serão coletadas entrevistas semi-estruturadas com os profissionais a fim de analisar as práticas de saúde e os possíveis impactos no indicador. Os resultados serão apresentados em gráficos, com a curva da Mortalidade Infantil no município de Garanhuns entre os anos de 1998 e 2010, além da tendência em áreas cobertas e não cobertas pela estratégia saúde da família ao longo do mesmo período.

Presidente - 4308027 - KARLA PATRICIA CARDOSO AMORIM
Interno - 572900 - PAULO DE MEDEIROS ROCHA
Externo à Instituição - PAULO ROBERTO DE SANTANA - UFPE
Notícia cadastrada em: 01/04/2013 15:15