Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA BETÂNIA DE MORAIS

DISCENTE: MARIA BETÂNIA DE MORAIS
DATA: 11/04/2013
LOCAL: NESC

PET-Saúde na Percepção dos Estudantes: Contribuições para a Formação na Área de Saúde.

Educação em Saúde; Formação Profissional de Recursos Humanos; Estudantes de Ciências da Saúde; Programa Saúde da Família.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

O modelo biologicista, em que há centralidade do serviço hospitalar, da figura do médico e do procedimento técnico, ainda se reflete nas práticas de saúde desenvolvidas no país e aponta para uma fragmentação do processo de trabalho nas equipes, com cada profissional desenvolvendo particularmente seu núcleo de atuação e competência, desconhecendo, ou mesmo desconsiderando, o saber do outro. A formação de um profissional de saúde crítico, reflexivo, pró-ativo, preparado para atender as necessidades de saúde da população, atuar em equipe numa perspectiva multiprofissional e interdisciplinar exige uma série de experiências de ensino e aprendizagem diferenciadas, principalmente, se desejarmos uma prática educativa progressista e transformadora da realidade. O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), inspirado no Programa de Educação Tutorial – PET, do Ministério da Educação vem como dispositivo para fortalecer a atenção básica em saúde, de acordo com os princípios e as necessidades do SUS. O PET-Saúde a nível nacional tem como fio condutor a integração ensino, serviço e comunidade e nessa perspectiva se propõe a fortalecer uma prática acadêmica que objetiva interligar a universidade em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão com as demandas da sociedade de forma construtiva. O objetivo dessa investigação é compreender de que maneira o PET-Saúde tem contribuído para a formação na área de saúde a partir da percepção dos estudantes inseridos no programa. Na tentativa de analisar essa problemática elegemos como objetivos específicos: compreender os sentidos e significados atribuídos pelos estudantes sobre o PET-Saúde; identificar as intencionalidades da adesão dos participantes ao projeto, relatar as atividades desenvolvidas pelos discentes nos diversos cenários de práticas e verificar as potencialidades e fragilidades do PET-Saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório–descritivo. O estudo será realizado no município de João Pessoa no âmbito dos cursos da área de saúde da Universidade Federal da Paraíba que desenvolveu atividades curriculares por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), entre 2009/2011. Serão elegíveis para participar da pesquisa os estudantes egressos do PET-Saúde dos cursos participantes (odontologia, medicina, fisioterapia, enfermagem, nutrição e educação física) que desenvolveram suas atividades curriculares nas unidades de saúde família do município de João Pessoa, no período em análise. Os dados serão coletados, utilizando-se a Técnica de Análise de Conteúdo, modalidade temática proposta por Bardin, que permite explorar o campo das comunicações e suas significações.

Interno - 1674041 - ANA KARENINA DE MELO ARRAES AMORIM
Presidente - 4308027 - KARLA PATRICIA CARDOSO AMORIM
Externo ao Programa - 6345524 - RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
Notícia cadastrada em: 05/03/2013 15:38