Banca de DEFESA: MIRLLA KAROLINE COSTA SILVA

DISCENTE : MIRLLA KAROLINE COSTA SILVA
DATA : 17/06/2020
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/laura-25

Diagnóstico Sobre a Atenção à Saúde do Adolescente no Município de Serra da Raiz/PB: Perspectivas e Desafios

Saúde do Adolescente. Atenção Primária à Saúde. Política Pública.

A atenção à saúde de adolescentes assume um grande desafio nas práticas de saúde. Isso se dá pelo fato de se tratar de um grupo populacional com características peculiares e pela vulnerabilidade em que se encontram por estarem mais distante dos serviços de saúde. Logo, o cuidado integral à saúde de adolescentes demanda a integralidade nas redes de atenção saúde, as necessidades de saúde voltadas a esse ciclo de vida e a articulação das diversas políticas setoriais. Tendo em vista a relevância da temática para a APS, o presente estudo teve como objetivo traçar um diagnóstico a respeito da atenção à saúde do adolescente no município de Serra da Raiz/PB. E mais especificamente, conhecer o que a gestão de saúde do município tem planejado e/ou implantando no tocante a saúde do adolescente; descrever as estruturas destinadas à atenção à saúde do adolescente; e analisar as ações aos destinados adolescentes desenvolvidas no âmbito municipal, tendo os processos e os resultados. Para isto, realizou-se um estudo exploratório descritivo, do tipo documental, de cunho qualitativo. Os dados foram coletados com base na consulta e análise de documentos físicos e eletrônicos, observação direta da estrutura e dos registros do processo de trabalho e Sistemas de Informação. A análise dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin, organizados em categorias temáticas baseadas no modelo de qualidade dos serviços de saúde de Donabedian: estrutura, processos e resultados. Os resultados da pesquisa apontaram para um modelo hegemônico biomédico centrado nos serviços de atenção primária voltada ao atendimento aos adolescentes. Percebe-se que por não haver um fluxo definido voltado especificamente para esse público, o acesso se dar na maioria das vezes por demanda espontânea, se limitando ao atendimento médico. Adolescentes do sexo feminino (68,1%) são predominantes na procura por atendimento nas unidades de saúde. Dificuldades na integralidade também foi percebida, tanto entre as equipes de saúde que por vezes realiza ações de saúde para adolescentes de forma fragmentada, bem como pouca articulação junto a rede intersetorial. Resultados sinalizaram ainda que os dados de morbidade relacionado a saúde dos adolescentes indicaram uma redução na taxa de internação por gravidez, parto e puerpério, no período entre 2008 e 2018, porém, a taxa de fecundidade no município é um pouco mais elevada (20,2%) em relação a taxa nacional (18,5%). Apesar dos dados de mortalidade demonstrarem um grande número de mortes na faixa etária de 10 a 19 anos, por causas externas, a nível de Paraíba, Nordeste e Brasil, não houve dados significativos encontrados nos registros dos sistemas de informação do município de Serra da Raiz. Devido às limitações do presente estudo e levando em consideração que muitos aspectos importantes não puderam ser observados, sugere-se novos estudos da realidade local a partir de um planejamento estratégico que possibilite a escuta dos atores, incluindo os usuários adolescentes de forma que outras necessidades sejam elencadas.

Presidente - 4308027 - KARLA PATRICIA CARDOSO AMORIM
Externa à Instituição - MARIA DE FÁTIMA ANTERO SOUSA MACHADO - URCA
Interno - 1576805 - THIAGO GOMES DA TRINDADE
Notícia cadastrada em: 17/06/2020 08:21