Banca de QUALIFICAÇÃO: ODEMIR PIRES CARDOSO JÚNIOR

DISCENTE : ODEMIR PIRES CARDOSO JÚNIOR
DATA : 12/12/2018
LOCAL: Sala de Aula 1 - NESC

O MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA: ANÁLISE DOS (DES)CAMINHOS TRAÇADOS NESSA TRAJETÓRIA

Mestrado Profissional; Atividade Acadêmica; Trabalho de Conclusão de Curso

As mudanças tecnológicas e as correntes transformações em praticamente todos os cenários brasileiros têm demandado profissionais com perfis de especialização distintos dos tradicionais. Frente a estas novas exigências de mercado, observa-se o surgimento de programas de mestrado com características diferentes dos até então existentes no sistema de pós-graduação do País. O Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF) é uma modalidade inovadora de ensino stricto sensu, dirigido à capacitação de lideranças para a prática profissional transformadora, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas por meio da incorporação de metodologia científica reconhecida, proporcionando integração entre o mundo do trabalho e a academia. Geralmente, as dissertações produzidas nos cursos de Mestrado Profissional estão direcionadas à interpretação da prática e ao delineamento de linhas de ações, mas sempre abordando conceitos, teorias e discussão de idéias. Este trabalho tem por objetivo analisar os resultados/produtos do Mestrado Profissional em Saúde da Família - nucleadora Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), defendidas no período de 2012 a 2016. Trata-se de um estudo documental eletrônico, descritivo, com abordagem qualitativa. O cenário de pesquisa se constituirá na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família. A coleta de dados se realizará em bases eletrônicas (repositório de dissertações e teses da universidade; Plataforma Lattes; página do programa de pós-graduação). Os dados analisados serão: ano de defesa, título, autor e orientador, formato do trabalho (dissertação ou outro produto/modelo), objetivos, metodologia utilizada, linha de pesquisa e temas, bem como área de atuação profissional e tempo de atuação profissional quando da defesa da dissertação. As produções finais serão medidas em cinco conceitos, cada um gerando um indicador de qualidade: quantidade de trabalhos de conclusão (MP) aprovados, qualidade dos trabalhos de conclusão produzidos, aplicabilidade dos trabalhos produzidos. Cada dimensão será classificada como Muito Bom (MB), Bom (B), Regular (R), Fraco (F) ou Insuficiente (I). Importante salientar que serão escolhidos indicadores, em consonância com o estabelecido pelo Regulamento pela Avaliação Quadrienal 2017 (CAPES, 2017), para serem agrupados nas dimensões citadas. Partindo desse entendimento, os dados serão complementados através de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. No que se refere aos aspectos éticos, a pesquisa seguirá o que determina a Resolução nº. 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que dispõe sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos.

Externo ao Programa - 2495705 - GRASIELA PIUVEZAM
Presidente - 4308027 - KARLA PATRICIA CARDOSO AMORIM