Banca de DEFESA: ANNE KARELYNE DE FARIA FURTUNATO

DISCENTE : ANNE KARELYNE DE FARIA FURTUNATO
DATA : 10/06/2016
LOCAL: SALA DE VÍDEO CONFERENCIA NO DSC

ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA INSTITUCIONALIZADA: DESAFIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Idoso, Instituição de Longa Permanência para idosos,Estratégia Saúde da Família

Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa realizado com profissionais que atuam numa equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e com idosos residentes em uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI) localizada na área de abrangência dessa ESF. O estudo tem como objetivo geral propor estratégias de mecanismos que aumentem a resolutividade da atenção à saúde da pessoa idosa institucionalizada e consequente promoção da qualidade de vida a partir de ações desenvolvidas pela Estratégia Saúde da Família. A população do estudo é constituída por todos os idosos residentes em uma ILPI, e para a identificação das ações realizadas pela ESF com os idosos residentes na instituição a população é constituída pelos profissionais que atuam na ESF Kellyson Ramalho, perfazendo um total de dezesseis profissionais. Foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados sendo um deles para caracterização dos idosos e outro para os profissionais da ESF e NASF para a identificação de ações desenvolvidas pela ESF junto aos idosos. O instrumento aplicado aos idosos consta de um formulário para caracterização sócio demográfica, condições de saúde, além de conter a escala de Katz e o Mini mental. Para os profissionais, utilizou-se questões de múltiplas escolhas contendo informações referentes ao perfil do profissional, tempo de serviço na unidade, serviços de atenção ao idoso, conhecimento acerca da legislação destinada à pessoa idosa e ações desenvolvidas nas ILPI. Os dados coletados foram agrupados por categorias de sujeitos (idosos e profissionais) e analisados separadamente. O armazenamento dos dados foi feito no programa Microsoft Excel, sendo estes confrontados e corrigidos se apresentarem erros e inconsistências. Os dados foram discutidos à luz da literatura pertinente ao tema. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes e aprovado sob parecer de nº 1.144 em 09 de Julho de 2015. Foi verificada o déficit em conhecimento sobre os idosos institucionalizados por parte dos profissionais, como também a insuficiência e falta de padronização das ações de saúde realizadas com os idosos participantes do estudo. Desse modo, foi ministrada uma oficina sobre as especificidades da pessoa idosa institucionalizada aos profissionais, tendo como produto um instrumento de avaliação multidimensional para o idoso institucionalizado, sendo utilizado pelos profissionais da ESF, considerado de grande utilidade para o planejamento do cuidado destinado aos idosos residentes em ILPI.

Presidente - 2330137 - VILANI MEDEIROS DE ARAUJO NUNES
Interno - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES