Banca de QUALIFICAÇÃO: HENRIQUE GONÇALVES DANTAS DE MEDEIROS

DISCENTE: HENRIQUE GONÇALVES DANTAS DE MEDEIROS
DATA: 09/12/2015
LOCAL: Sala de Aula 1 - NESC

O perfil do egresso do curso de medicina da Universidade Federal de Campina Grande campus Cajazeiras e sua prática na Atenção Primária à Saúde.

Atenção primária à saúde. Saúde da família. Educação médica. Educação em saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

O projeto de pesquisa tem como objeto de estudo o perfil do egresso do curso de medicina da UFCG-Cajazeiras e sua prática na atenção primária à saúde. Considerando a incorporação e valorização do cenário da atenção básica nos processos de reformas curriculares disparados no Brasil nos últimos 15 anos, e partindo do questionamento sobre de que maneira esse cenário e os conhecimentos da medicina de família e comunidade e da saúde coletiva a ele associados têm influenciado na formação e na prática médicas, trabalha-se com a hipótese de que as tais mudanças curriculares tem contribuído de algum modo para a formação de médicos e médicas com perfil mais adequado ao trabalho na atenção primária à saúde e à proposta ético-política do Sistema Único de Saúde. A relevância de tal projeto está no fato de que o estudo, ao partir de egressos de um curso localizado numa das áreas que mais sofre com as iniqüidades em saúde, surgido após a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2001 e a elas adequado, tendo a Saúde da Família e Comunitária e a Saúde Coletiva como áreas preponderantes em seu Projeto Pedagógico e o cenário da Atenção Primária à Saúde como espaço privilegiado de formação, abre possibilidades de se trazer elementos que colaborem no processo de repensar a formação médica no país. São objetivos do projeto: estudar se o perfil do egresso do curso de medicina da Universidade Federal de Campina Grande campus Cajazeiras atende às exigências do processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde, analisar o perfil sócio-demográfico dos egressos do curso de medicina da UFCG-Cajazeiras; levantar dados sobre área de atuação, localização, jornada de trabalho e especialização dos profissionais médicos formados por essa instituição; avaliar o potencial de fixação de profissionais médicos por parte do curso; investigar as expectativas de egressos quanto à vida profissional; pesquisar que idéias e valores norteiam a prática médica desses egressos; e identificar em que medida os conhecimentos e habilidades da área da medicina de família e comunidade e saúde coletiva são utilizados no cotidiano do seu trabalho médico. Tomando como posição epistemológica o materialismo histórico-dialético, trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa de caráter descritivo e exploratório, a partir de questionário eletrônico a ser enviado ao endereço eletrônico de todos os egressos do curso de medicina da UFCG Cajazeiras até o ano de 2015, com posterior análise e processamento de dados através do programa SPSS.

Externo ao Programa - 1348383 - GEORGE DANTAS DE AZEVEDO
Interno - 1149551 - GEORGIA SIBELE NOGUEIRA DA SILVA
Presidente - 1576805 - THIAGO GOMES DA TRINDADE
Notícia cadastrada em: 23/11/2015 07:35