Banca de DEFESA: GLEIFERSON DE LIMA VIANA

DISCENTE : GLEIFERSON DE LIMA VIANA
DATA : 22/06/2023
LOCAL: Sala de Seminários do Departamento de Matemática da UFRN

Uma proposta de estimação da proficiência em matemática dos participantes do Proitec 2022, utilizando a Teoria Clássica dos Testes e a Teoria de Resposta ao Item

Proitec, Teoria Clássica dos Testes, Teoria de Resposta ao Item, Proficiência, Avaliação Educacional.

O Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (Proitec) é um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), que tem o objetivo de fortalecer a aprendizagem de estudantes das escolas públicas municipais, estaduais e federais do Rio Grande do Norte, além de destinar-se à preparação para o exame de acesso aos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Em 2022, 4920 estudantes se inscreveram para participar do programa e destes 3162 realizaram a avaliação presencial. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é estimar o nível de proficiência em Matemática dos estudantes, a partir das respostas dadas às questões de Matemática dessa avaliação, utilizando-se a Teoria Clássica dos Testes (TCT) e a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Além disso, este trabalho propõe a discussão sobre a adoção da TRI no IFRN, como forma de avaliar com maior precisão as habilidades dos estudantes, considerando não apenas o número de acertos, mas também a coerência das respostas em relação ao nível de dificuldade das questões. A metodologia utilizada consistiu na calibração dos itens de Matemática, na estimação das habilidades dos respondentes e na atribuição de uma nota dentro da mesma escala utilizada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados mostraram que a construção de modelos de avaliação que utilizam a TRI no âmbito do IFRN é viável, desde que sejam seguidas todas as etapas necessárias para o seu desenvolvimento.

Presidente - 2350596 - GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES
Interna - 1552847 - DEBORA BORGES FERREIRA
Externo à Instituição - THIAGO VALENTIM MARQUES - IFRN
Notícia cadastrada em: 02/06/2023 10:26