Geometria e Números construtíveis: História e Prática
Geometria construtiva; Números construtíveis; Régua e compasso.
Este trabalho tem como maior objetivo a busca pela valorização de práticas básicas e fundamentais como o uso de régua e compasso em sala de aula. Algo tão negligenciado em várias de nossas escolas quase sendo abolido de vários currículos escolares. O uso da régua e compasso em sala de aula nada mais é que a forma mais concreta a visual do aluno ver como pode-se construir formas complexas geométricas e construir segmentos de retas com devidas medidas a partir de um segmento pré-fixado anteriormente como unidade. As demonstrações das construções também é de extrema relevância para o aprofundamento do conteúdo. Então é bem-vindo que o aluno saiba alguma fundamentação da geometria plana como semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras, potência de ponto, teorema de Tales, etc... O trabalho em si também não exclui o uso do programa poderosíssimo do GeoGebra. Na verdade, a junção da régua e compasso com o GeoGebra seria o ideal em sala de aula. O trabalho é dividido em três partes. A primeira parte são construções básicas como construir a mediatriz de um segmento dado entre outras. A segunda parte é a inscrição de polígonos regulares dado uma circunferência dada com as devidas justificativas. A terceira parte é a construção dos números racionais e de alguns irracionais. Enfim, uma retomada fundamental para a melhoria e amplidão da visualização de conceitos algébricos e principalmente geométricos.