Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTOR HUGO DE OLIVEIRA SEGUNDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VICTOR HUGO DE OLIVEIRA SEGUNDO
DATA : 22/12/2022
LOCAL: Sala virtual - Google Meet

Programa Atitude, Movimento e Escolhas para uma vida saudável em adolescentes: relação entre comportamento sedentário e desempenho cognitivo

Adolescente. Escolares. Comportamento sedentário. Tempo de tela. Função executiva.

A adolescência é um período marcado por alterações neuroendócrinas que influenciam o desenvolvimento do cérebro e o comportamento. Adolescentesapresentam chances aumentadas de adotar comportamentos de risco em seu estilo de vida, dentre eles o comportamento sedentário (CS). Nesse sentido, estudos de intervenção têm buscado desenvolver estratégias eficientes para educar adolescentes a adotarem um estilo de vida saudável. No entanto, embora ações promissoras possam ser identificadas na literatura, o real mecanismo que atua na regulação do comportamento em adolescentes parece estar associado a uma neurotrofina chamada de Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF), e estudar como os comportamentos de risco influenciam na sua secreção são de grande relevância para desenvolver intervenções mais efetivas. Sendo assim, o objetivo da presente tese é descrever a fundamentação teórica e o planejamento de uma intervenção multicomponente baseada na escola com ações combinadas para a promoção da atividade física, redução do comportamento sedentário e educação alimentar e nutricional, e as possíveis consequências para o desempenho cognitivo e saúde de adolescentes.A metodologia está descrita em formato de coletânea de artigos e foi dividida em quatro etapas. A primeira etapa descreve uma revisão sistemática que foi desenvolvida durante os estudos de fundamentação teórica para o planejamento da intervenção do Programa Atitude, Movimento e Escolhas para uma vida saudável (Programa AME), em quefoi possível identificar a necessidade de implementar uma etapa específica de formação dos professores de educação física. A segunda etapa, que surgiu motivada pelos desfechos da pandemia da COVID-19, apresenta um artigo de opinião sobre os efeitos do CS na saúde de adolescentes e descreve de forma preliminar algumas das estratégias do Programa e que podem ser utilizadas por professores de escolas com a finalidade de reduzir o tempo sedentário durante as aulas e a estadia nos ambientes da escola. Na etapa três foi detalhada a metodologia de uma revisão sistemática que pretende ser desenvolvida com o objetivo de investigar a relação entre CS e BDNF em adolescentes. O protocolo metodológico da revisão foi submetido ao Registro Internacional Prospectivo de Revisões Sistemáticas (PROSPERO) e seguirá as diretrizes dos Principais Itens para relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA) e as recomendações descritas no Manual da Cochrane para Revisões Sistemáticas de Intervenções. A quarta etapa trata-se de um protocolo de Ensaio Clínico Randomizado que descreve a fundamentação teórica e os métodos abordados no eixo de CS da intervenção do Programa AME, a qual foi registrada na plataforma do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos sob o número RBR-86xv46. Os resultados dessa tese se baseiam na produção dos estudos e, considerando que parte ainda está em fase de escrita, a apreciação e as sugestões da banca examinadora contribuirão para a qualidade metodológica e científica dos artigos. Pode-se dizer que o Programa AME é uma propostaintegrada, sustentável e de baixo custo, com grande potencial para produzir benefícios no estilo de vida, desempenho cognitivo e saúde de adolescentes. Por fim, os resultados desses estudos fortalecerão a prática baseada em evidências no âmbito de pesquisas voltadas para a promoção da saúde no contexto escolar.

Presidente - 2495705 - GRASIELA PIUVEZAM
Interno - 1149540 - ANGELO GIUSEPPE RONCALLI DA COSTA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2626634 - PAULO MOREIRA SILVA DANTAS - UFRN
Notícia cadastrada em: 13/12/2022 16:26