Banca de DEFESA: VINÍCIUS RODRIGUES DE OLIVEIRA

DATA : 22/12/2022
LOCAL: DOD UFRN

PRÁTICAS DO CUIDADO AO ADOLESCENTE COM OBESIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Obesidade. Saúde do Adolescente. Atenção Primária à Saúde.

Objetivou-se analisar as práticas de cuidados ao adolescente com obesidade no âmbito da Atenção Primária à Saúde do município de Iguatu-Ceará. Trata-se de um estudo de caso único, integrado e de caráter qualitativo, realizado com gestores de saúde municipais e estaduais, nutricionistas associados ao setor da merenda escolar e profissionais enfermeiros, médicos e nutricionistas vinculados a Atenção Primária à Saúde. A coleta de dados foi realizada no período de março a junho de 2022 e ocorreu em duas etapas: Análise de documentos oficiais e legislação implantados no município e voltados para enfrentamento da obesidade;  Realização de entrevista semiestruturada com cinco gestores municipais e estaduais e 19 profissionais de saúde, totalizando 24 participantes. O procedimento analítico adotado para primeira etapa foi baseado na proposta de análise documental, e os dados oriundos das entrevistas foram processados através do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires e apreciados sob a ótica da análise de conteúdo de Bardin, que culminou na elaboração de cinco categorias temáticas.  Este estudo foi pautado na resolução n° 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) mediante o parecer de n° 5.272.685. Com a realização da primeira etapa do estudo, encontraram-se 11 documentos que possuíam adequação ao perfil buscado pelo pesquisador, ou seja, documentos norteadores de ações destinadas ao enfrentamento da obesidade, esse material constitui-se essencialmente de documentos jurídicos e de autoria do governo federal, publicados entre os anos de 1994 a 2021. A segunda etapa desvelou aspectos sobre o cuidado ao adolescente com obesidade, onde foram identificadas práticas de cuidado frágeis, realizadas conforme o profissional julga ser importante, sem direcionamentos claros e com poucas oportunidades de acesso à educação permanente sobre o tema. Logo, observou-se que a saúde dos adolescentes e a obesidade não são prioridades no escopo de saúde do município e que as ações direcionadas ao público acontecem, quase que exclusivamente, através do Programa Saúde na Escola, porém o programa é centralizado no setor da saúde e possui pouca articulação com a educação. Quanto a atuação dos gestores mostrou-se incipiente, sempre pautando-se na necessidade de estímulos federais ou estaduais para realizar ações sobre obesidade. Os entrevistados apontaram dificuldades e potencialidades na seara do cuidado, onde as dificuldades foram, principalmente, associadas as ações do adolescente, enquanto as potencialidades foram, prioritariamente, relacionadas as práticas da equipe multiprofissional de saúde. Conclui-se que estudo apresentou um panorama das práticas de cuidados e possibilitou enxergar as principais fragilidades e desafios para consolidação do cuidado ao adolescente com obesidade. Recomenda-se aos gestores pautarem a obesidade como temática prioritária do município, dando a ela devida atenção e aos profissionais que atuem com base no princípio da integralidade do cuidado e corresponsabilização. Salienta-se a necessidade de alinhar as ações do Programa Saúde na Escola, para eu sejam articuladas sob uma perspectiva intersetorial. Como limitação destaca-se a realização do estudo apenas no cenário da Atenção Primária à Saúde.

Presidente - ***.382.224-** - CLÁUDIA HELENA SOARES DE MORAIS FREITAS - UFPB
Interna - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE