Banca de DEFESA: MELISSA DE OLIVEIRA ARAUJO

DISCENTE : MELISSA DE OLIVEIRA ARAUJO
DATA : 11/02/2022
LOCAL: Remoto

MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL: PERFIL E PERCEPÇÕES SOBRE O CUIDADO OFERTADO EM UMA MATERNIDADE-ESCOLA PÚBLICA

Violência contra a mulher. Violência Sexual. Assistência Integral à Saúde da Mulher

A violência contra a mulher é produto de uma construção histórica que reforça ao longo dos anos a figura da mulher como um objeto submisso, que a fragiliza e expõe à ocorrência de inúmeras agressões, em todos os âmbitos da vida social. Tornou-se um grave problema de saúde pública, além de crime de violação dos direitos humanos, já que, está associada a riscos de agravos da saúde física e mental, assim como, à maior frequência de utilização dos serviços de saúde. Este estudo objetivou investigar o perfil das mulheres vítimas de violência sexual atendidas numa Maternidade Escola-Pública e o cuidado no pós-violência ofertado por essa instituição, destacando os aspectos que conformam o contexto da violência sexual. A pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, com a utilização de entrevistas semi-estruturadas, realizadas individualmente, e investigação documental. Teve como participantes sete mulheres que receberam atendimento após terem sofrido violência sexual, no ano de 2021, além de uma amostra composta por 449 prontuários de mulheres violentadas sexualmente que foram atendidas no serviço no período de 2015 a 2020. O processamento dos dados coletados foi feito a partir da análise do real, de forma crítica, através de estatística descritiva e análise de conteúdo. A partir da análise foi possível verificar que o perfil das mulheres atendidas é de jovens, negras, baixa escolaridade e que por vezes, já foram violentadas em outros momentos. Isso reflete na existência de um padrão ou ciclo de violência que envolve as mulheres que se encontram em determinada situação de vulnerabilidade. Porém, casos também ocorreram com mulheres fora desse padrão, o que implica na necessidade de garantia de segurança para a mulher, em todos os ambientes e cenários, já que, o fato de ser mulher, muitas vezes, é o único “motivo” para a ocorrência da violência sexual. Conclui-se, portanto, como percepções positivas sobre a instituição pesquisada o fato de ser referência no estado do Rio Grande do Norte/RN; a motivação das mulheres pela procura da assistência à saúde; o apoio, proteção e orientação; a compreensão e viabilização dos direitos; a rapidez e agilidade no atendimento; e a realização do aborto legal no próprio serviço. Com relação aos desafios, destaca-se a preparação da equipe assistencial; um espaço de atendimento específico; o receio por parte das mulheres em sofrer violência institucional; e a baixa adesão à profilaxia e contracepção de emergência. Já no campo das possibilidades aponta-se para a importância do acompanhamento ambulatorial, a presença da equipe multiprofissional no serviço de assistência 24h; a educação permanente dos profissionais e gestores; e a publicização do serviço para a sociedade civil.

Presidente - 4308027 - KARLA PATRICIA CARDOSO AMORIM
Interna - 451.382.224-49 - CLÁUDIA HELENA SOARES DE MORAIS FREITAS - UFPB