Banca de DEFESA: OSVALDO DE GOES BAY JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : OSVALDO DE GOES BAY JUNIOR
DATA : 09/07/2021
LOCAL: Remoto - video conferencia

A INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: UM ESTUDO DE META-AVALIAÇÃO

Metaavaliação,  Avaliação da Atenção Primária à Saúde e Tecnologia da Informação.

Apesar da ascendência de avaliações na Atenção Primária à Saúde - com aumento de  possibilidades para o desenvolvimento de meta-avaliações, incremento de investimentos,   acesso e das Tecnologias da Informação à  coleta de dados e disseminação dos resultados - são incipientes estudos meta-avaliativos que evidenciem as consequências das relações entre as tecnologias e os avaliadores na qualidade da avaliação. Utilizando a Revisão de escopo (Scoping Review), o Estudo de Caso e a estrutura conceitual da sociomaterialidade, esta tese procurou contribuir para este campo de pesquisa e para as práticas avaliativas, avaliando a incorporação da Tecnologia da Informação na avaliação da Atenção Primária à Saúde no Brasil considerando os padrões internacionais de qualidade. A scoping review foi desenvolvida seguindo o manual do Joanna Briggs Institute com o objetivo de mapear os usos da meta-avaliação dos estudos avaliativos desenvolvidos na Atenção Primária à Saúde. Foram incluídos 23 estudos, publicados entre 1999 e 2018, predominantemente realizados no Brasil. Tiveram mais ênfase as meta-avaliações somativas, com foco em programas de saúde e na gestão da Atenção Primária, que utilizaram como padrões avaliativos os recomendados pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation. O Estudo de Caso teve abordagem qualitativa. Participaram 07 técnicos da coordenação do Ministério da Saúde e 47 pesquisadores de Instituições de Ensino e Pesquisa, com uma amostra total de54 participantes. A coleta de dados ocorreu entre julho de 2018 a julho de 2019, utilizou-se entrevistas, grupos focais e análise documental. Os dados foram categorizados por padrões de qualidade com uso do software Atlas ti.8.4.24 seguido de análise de conteúdo de Bardin. Para o estudo de caso sobre coleta de dados, os resultados evidenciaram que a tecnologia viabilizou a realização da avaliação em todo território nacional; contribuiu para a operacionalização de uma avaliação com grande escopo temático; forneceu recursos para a gestão da atividade de campo; minimizou erros, agilizou e homogeneizou a coleta; garantiu a integralidade das informações necessárias com o mínimo de inconsistência, permitindo o alcance de resultados uteis e válidos para certificação das equipes, políticas de saúde e pesquisas. Além disto, fatores como dificuldade de manuseio, inoperância do sistema e falta de investimentos em equipamentos e recursos humanos podem representar possíveis restrições para a eficiência da aplicação da tecnologia na avaliação. Quanto ao estudo sobre disseminação dos resultados, constatou-se avanços na visualização dos dados e na implementação de iniciativas de dados abertos, possibilitando sua disponibilidade para profissionais, formuladores de políticas e universidades. Desafios relacionados ao tempo de entrega dos relatórios, restrição de acesso, referência à falta de interesse e habilidades digitais, influenciaram no alcance dos objetivos esperados pelo proponente da avaliação. Considera-se que a incorporação da Tecnologia da Informação tem potencial ao alcance de padrões de qualidade, oportunizando a implementação de avaliações mais eficazes, com a produção de melhores resultados, atuando construtivamente no processo de melhorias de desempenho das equipes de saúde e da gestão, induzindo a redefinição dos seus processos prioritários de trabalho, com vistas ao aprimoramento e fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. A tese é integrante do Projeto “Avaliação da Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ—AB) do Brasil: um Estudo de Caso” parcialmente financiada pelo Ministério da Saúde (MS/UFRN/TED nº 106/2015) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (edital 09/2018) e aprovado no CEP-HUOL (CAAE: 84537418.1.0000.5902).

Presidente - 1245215 - SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA
Interno - 1868020 - ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
Externo à Instituição - LUÍS MIGUEL VELEZ LAPÃO - NOVA
Externa à Instituição - ISABELLA CHAGAS SAMICO