Banca de QUALIFICAÇÃO: ARYELLY DAYANE DA SILVA NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARYELLY DAYANE DA SILVA NUNES
DATA : 09/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: PROTOCOLOS DE IDENTIFICAÇÃO DA PERDA AUDITIVA E PROPOSTA DE GERENCIAMENTO EM SAÚDE AUDITIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Política de Saúde. Perda auditiva. Audição. Serviços de saúde escolar. Programas nacionais de saúde.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

O uso de instrumentos com adequada acurácia diagnóstica para identificação das perdas auditivas em escolares é fundamental. Conhecer e gerenciar informações em saúde auditiva que englobem o ambiente escolar, informações individuais e da escola, auxilia a elaborações de ações individuais e coletivas no âmbito da Saúde e Educação, como objetiva o Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo dessa tese é estudar protocolos de identificação da perda auditiva e proposta de gerenciamento de informações de saúde auditiva de escolares do ensino fundamental I e II. Serão desenvolvidos 7 estudos. 1) Estudo de acurácia diagnóstica, comparando métodos convencionais de triagem auditiva ao padrão ouro – triagem audiométrica, timpanométrica e com emissões otoacústicas com estímulo transiente (EOAT); 2) Estudo de acurácia comparando diferentes critérios passa-falha das EOAT; 3) Revisão sistemática sobre métodos computadorizados de triagem auditiva; 4) Elaboração e validação de questionário para rastreio de perda auditiva através da validação de conteúdo; 5) Descrever ações de promoção à saúde auditiva; 6) Validar o uso de sistema para gerenciar informações em saúde auditiva; 7) Caracterizar as ações em saúde auditiva desenvolvidas no PSE. Os resultados parciais da tese
incluem 1) EOAT como protocolo com melhores medidas de acurácia; 2) Critério C com melhor acurácia; 3) Foram identificados seis instrumentos, dos quais três apresentaram sensibilidade e especificidade maior que 70% - P.E.T.I.T., teleaudiometro baseado em tablet, aplicativo HearScreen™, Audiômetro baseado em computador; 4) Em andamento; 5) As cinco atividades propostas foram efetivas, sendo observado engajamento por parte de toda a comunidade escolar e mudanças de hábitos por parte dos escolares; 6) Em andamento; 7) Em andamento. Com a conclusão dos estudos individuais e sua análise conjunta, pretende-se obter um panorama das ações em Saúde Auditiva do PSE e propor instrumentos possíveis para identificação da perda auditiva e gerenciamento das informações em saúde auditiva no âmbito do Programa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2305247 - ISABELLE RIBEIRO BARBOSA MIRABAL
Interna - 421717 - MARIA ANGELA FERNANDES FERREIRA
Externa à Instituição - HANNALICE GOTTSCHALCK CAVALCANTI - UFPB
Notícia cadastrada em: 24/11/2020 14:52
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