Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA DE CONCEICAO LEAO MENDES

DISCENTE : AMANDA DE CONCEICAO LEAO MENDES
DATA : 26/08/2020
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA

MORBIDADE HOSPITALAR POR PNEUMONIA EM CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS DE IDADE: UMA ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL E DE CONDIÇÕES NUTRICIONAIS

Pneumonia. Internação. Vitamina A. Tendências. Análise espacial. Saúde da Criança.

Introdução: A pneumonia está associada a uma alta taxa de hospitalização. Entre os fatores de risco para este agravo são considerados os de origem socioeconômica, ambiental e nutricional. Objetivos: Analisar a morbidade hospitalar por pneumonia em crianças menores de cinco anos de idade, a partir da perspectiva espaço-temporal e de condições nutricionais. Metódos: Foram realizados duas análises, a primeira aborda um estudo ecológico das internações por pneumonia em crianças menores de cinco anos no Brasil e a segunda, uma revisão integrativa sobre a prevalência de deficiência de vitamina A em crianças hospitalizadas por pneumonia. No estudo ecológico foram utilizados dados do Sistema de Informações de Internações Hospitalares do SUS no período de 2000 a 2019. A tendência temporal foi analisada pela Regressão Joinpoint e a análise espacial pelas técnicas de Moran, varredura SatScan e de Skater. Para a Revisão integrativa, as publicações foram pesquisadas na PubMed, LILACS, Web of Science, Scopus e CINAHL, e na literatura cinzenta - OpenGrey, Proquest e Google Scholar. Os estudos foram triados na fase de elegibilidade e lidos na íntegra e excluídos aqueles que não respondiam a pergunta de pesquisa. A qualidade metodológica foi avaliada a partir do checklist Downs & Black (1998). Resultados: foi identificada uma taxa de internação no SUS por pneumonia de 25,08/1000 crianças no ano 2000 e de 13,83/1000 crianças no ano 2019. Foi identificada tendência de redução significativa no período de 2000 a 2019 para o Brasil (APC= -3,4% IC95% -3,8;-3,0). A análise espacial mostrou fraca autocorrelação espacial (I<0,3), embora tenham sido identificados clusters de elevadas taxas na Região sul e de baixas taxas nas Regiões nordeste e sudeste. O mapa de varredura Scan mostrou Risco Relativo<1 para estas regiões. O mapa Skater mostrou clusters de áreas de elevadas taxas em áreas de melhores condições socioeconômicas e de maior oferta de serviços de saúde no sul do Brasil. A Revisão integrativa incluiu 7 estudos, que indicaram deficiência subclínica e clínica de vitamina A nas crianças hospitalizadas por pneumonia, sendo a maior prevalência de deficiência subclínica e clínica de 93,2% e 68,9 %, respectivamente. Considerações finais: Há tendência de redução da internação por pneumonia no SUS associada a fatores contextuais e há uma elevada prevalência de deficiência de vitamina A em crianças hospitalizadas por pneumonia.

Presidente - 2305247 - ISABELLE RIBEIRO BARBOSA MIRABAL
Interno - 997.635.241-72 - ARTHUR DE ALMEIDA MEDEIROS - UFRN
Externo ao Programa - 911.028.804-00 - WILTON RODRIGUES MEDEIROS - UFRN
Notícia cadastrada em: 11/08/2020 15:00