Banca de DEFESA: GIDYENNE CHRISTINE BANDEIRA SILVA DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIDYENNE CHRISTINE BANDEIRA SILVA DE MEDEIROS
DATA : 04/08/2020
LOCAL: Google Meet

ESCOLHAS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL: INTERVENÇÃO NUTRICIONAL EM ADOLESCENTES ESCOLARES

Alimentação. Educação em Saúde. Ensaio Clínico. Escola. Adolescente.

O aumento na prevalência da obesidade precoce, sobretudo nas primeiras décadas do século XXI, se converteu em importante problema de saúde pública com proporções mundiais, especialmente, em função de que a obesidade entre as crianças e adolescentes tende a persistir na idade adulta e estar fortemente associada ao desenvolvimento de doenças crônicas e aumento no risco de óbito. Ações tornam-se relevantes e necessárias para conter essa progressão e, nesse sentido, o ambiente escolar mostra-se adequado para intervenções educacionais para a prevenção e combate a obesidade. O Programa AME “Atitude, Movimento e Escolhas para uma vida saudável” foi elaborado no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e trata-se de uma intervenção multicomponente, baseada na escola, com a abordagem na educação em saúde voltada para alimentação adequada e saudável, redução do comportamento sedentário e prática de atividade física. O objetivo da tese de doutorado é desenvolver estratégias de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em um programa de intervenção multicomponente baseada na escola para promoção de estilo de vida ativo e alimentação adequada e saudável entre adolescentes. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento em que foi utilizada a literatura científica atual e disponível com o intuito de elaborar o protocolo do eixo de EAN do Programa AME. A seção método está organizada em duas etapas, a primeira descreveu o método dos estudos de revisões sistemáticas (RS) que contribuíram com o embasamento técnico-científico para o desenvolvimento do protocolo; e a segunda etapa descreveu o protocolo do ensaio clínico randomizado (ECR). Na etapa 1, duas RS foram desenvolvidas seguindo as recomendações dos Itens para Relatório Preferenciais para Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA) e foram registradas no International prospective register of systematic reviews (PROSPERO - CRD42019116520 e CRD42019100914). A etapa 2 apresenta os métodos do ECR, que embasam a construção da justificativa e características metodológicas do eixo educação alimentar e nutricional do Programa AME. O ECR foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-HUOL UFRN) e registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-86xv46). A tese de doutorado está organizada no formato coletânea de artigos. A primeira RS aborda as estratégias educacionais e o efeito no consumo alimentar de adolescentes escolares e nela foram incluídos 24 ECR. Em 16 estudos a intervenção conseguiu melhorar o consumo de pelo menos um alimento ou grupo de alimentos recomendados como alimentos saudáveis. Os resultados indicam que as intervenções baseadas na escola estão gerando mudanças favoráveis no consumo alimentar de adolescentes. A segunda RS aborda a associação do consumo de carne vermelha e doenças cardiovasculares e nela foram incluídos 22 estudos prospectivos de coorte. Os resultados indicam uma possível associação entre o consumo de carne vermelha, especialmente carne processada, e a incidência e mortalidade por doença cardíaca coronária, derrame e/ou insuficiência cardíaca. A tendência de dose resposta linear indica que, quanto maior o consumo de carne vermelha, maior o risco de incidência e mortalidade por doenças cardiovasculares. A etapa 2 contempla a proposta de intervenção do eixo EAN do Programa AME que para sua construção considerou os resultados encontrados nas RS, aliadas às recomendações de documentos oficiais da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde do Brasil e instituições internacionais   O estudo apresenta a justificativa para o desenvolvimento do eixo; as teorias orientadoras do programa AME; objetivos e metas; e características do eixo EAN do programa AME. Desenvolver estratégias de EAN em um programa de intervenção multicomponente baseada na escola para promoção de estilo de vida ativo e alimentação adequada e saudável entre adolescentes poderá propiciar aos adolescentes a construção de pensamentos críticos e reflexivos, que poderão transformar sua vida, a de sua família, comunidade e até mesmo de seu território.

Presidente - 2495705 - GRASIELA PIUVEZAM
Interno - 1149540 - ANGELO GIUSEPPE RONCALLI DA COSTA OLIVEIRA
Externa ao Programa - 2549958 - LUCIA LEITE LAIS
Externo à Instituição - GILBERTO MARTINS SANTOS - UFSM