Banca de DEFESA: FERNANDA FORMIGA FLAVIO

DISCENTE : FERNANDA FORMIGA FLAVIO
DATA : 16/06/2020
LOCAL: Departamento de Odontologia

FATORES ASSOCIADOS AOS COMPORTAMENTOS DE RISCO À SAÚDE EM ADOLESCENTES BRASILEIROS: PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE ESCOLAR (PeNSE 2015)

Adolescência, Fatores de risco, Atividade física, Tabagismo, Álcool, Consumo alimentar, Saúde escolar

Introdução: A adolescência constitui uma importante fase de transição da vida do ser humano. O estilo de vida representa ações conscientes que refletem atitudes e valores pessoais, associam-se a percepção do indivíduo à sua qualidade de vida. Sua influência pode proporcionar a manutenção do bem-estar, favorecendo a longevidade ou, gerar problemas e agravos à saúde ainda na adolescência ou na fase adulta. Objetivos: Produzir um indicador de comportamento de risco à saúde e um inerente à estrutura escolar, e analisar a influência dos fatores individuais e contextuais no comportamento de risco à saúde dos adolescentes. Método: Os dados foram originados da PeNSE (2015), uma amostra de 102.072 questionários. A análise concentrou-se na associação da frequência de consumo de alimentos saudáveis e não saudáveis, prática de atividade física, uso de álcool e tabaco em relação à dimensão socioeconômica familiar do escolar e a influência do âmbito escolar. Para o perfil de risco, foi realizada uma análise fatorial. Optou-se pela utilização da matriz policórica. Em seguida, as variáveis relativas à escola foram submetidas à análise a partir da técnica da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Para a verificação dos fatores associados aos perfis de risco, a modelagem final para a observação do efeito sobre os desfechos foi obtida a partir da regressão multinível de Poisson. Resultados: Observou-se que o comportamento alimentação não saudável positivamente associada ao sexo feminino, Branca, com faixa etária 12-14 anos cujas mães tinham ao menos ensino fundamental completo, residindo em Capital, nas regiões mais desenvolvidas, em situação socioeconômica no tercil médio ou superior. Quanto a baixa alimentação saudável e atividade física, observou-se associação positiva ao sexo feminino, faixa etária 15-18 anos, cujas mães não tenham estudado, residam em regiões menos desenvolvidas, e estejam em situação socioeconômica de pobreza. O alto uso de fumo e consumo de álcool apresentou associação positiva ao sexo masculino, idade entre 15-18 anos. Na análise multinível, para o escore de alimentação não saudável alto, ser do sexo feminino (RP=1,10) é um fator de risco, com uma associação de 10%. No que tange aos fatores contextuais escolas privadas (RP=1,12) e com uma estrutura regular (RP=1,12) ou boa (RP=1,14), estabelecem uma associação de risco de 12-14% a estrutura da escola. O escore alimentação saudável e atividade física baixo, a convergência não foi atingida. Para o alto de uso de fumo e consumo de álcool, ser do sexo feminino (RP=0,87) é um fator de proteção de 14%. Idade entre 15 a 18 anos (RP=1,36) estabelece uma associação de risco em 36%. Frequentar escola privada assume associação protetiva em 12% (RP=0,88). Conclusão: A escola torna-se um local privilegiado para a promoção da saúde, por ser um espaço social onde os escolares passam boa parte do seu tempo. Todavia faz-se necessário a promoção de ações em parcerias intersetoriais, mobilização recursos, esforços e ações integradas e coordenadas, assim como avançar na comunicação e educação em saúde, por meios adequados que os novos tempos exigem quando se considera, em especial, a conexão com os interesses e possibilidades apresentadas pela juventude.

Presidente - 1149540 - ANGELO GIUSEPPE RONCALLI DA COSTA OLIVEIRA
Interno - 997.635.241-72 - ARTHUR DE ALMEIDA MEDEIROS - UFRN
Externa à Instituição - ROSIMERY CRUZ DE OLIVEIRA DANTAS - UFCG
Notícia cadastrada em: 10/06/2020 10:24