Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA KELLY RAMOS CORDEIRO

DISCENTE : JESSICA KELLY RAMOS CORDEIRO
DATA : 03/03/2020
LOCAL: Departamento de Odontologia da UFRN

SABERES E PRÁTICAS DOS ADOLESCENTES ACERCA DAS IST/AIDS: QUANDO O DESCONHECIMENTO DITA SITUAÇÕES DE RISCO

Adolescente; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e Educação em Saúde.

Introdução: O tema sexualidade na adolescência tem sido alvo de muitos estudos na atualidade, dentre os principais motivos destacam-se as vulnerabilidades inerentes a esta faixa etária. Desse modo, torna-se imperioso conhecer os saberes e práticas de adolescentes escolares acerca das IST/aids, com o intuito de subsidiar políticas públicas de saúde que trabalhem a saúde sexual dessa população. Objetivo: Avaliar os saberes e práticas dos adolescentes escolares em relação às IST/aids na Região do Seridó Oriental Norte-riograndense. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa do tipo inquérito CAP (Conhecimento, Atitude e Prática) com seleção aleatória da amostra, que incluiu doze escolas da rede pública, que ofertam ensino médio, distribuídas em sete cidades localizadas na região do Seridó Oriental Norte-rio-grandense, com um quantitativo amostral de 621 indivíduos. A coleta de dados ocorreu durante os meses de abril a junho de 2019, foram aplicados dois questionários eletrônicos confidenciais e interativos nas salas de informática das instituições de ensino selecionadas para a pesquisa, em que os sujeitos possuíam acesso em dias e horários agendados. O primeiro instrumento possuí perguntas acerca dos dados socioeconômicos/demográficos, o segundo instrumento trata-se do “Questionário para avaliação de programas de prevenção das DST/aids”, validado pelo Ministério da Saúde e composto por 50 perguntas sobre o tema proposto. Os dados estão sendo analisados a partir da estatística descritiva utilizando o software SPSS 25.0. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - HUOL/UFRN, Protocolo nº 99473118.2.0000.5292. Resultados: Participaram do estudo 623 adolescentes escolares, com predomínio do sexo feminino, com uma média de idade 16,45 (±1,129). No que diz respeito às práticas sexuais, 316 adolescentes referiram já ter realizado sua primeira relação sexual. A idade da iniciação à prática sexual variou entre 9 e 18 anos, com predominância da faixa etária entre 14 e 17. No que concerne ao uso de preservativo na primeira relação, a maioria referiu ter utilizado, contudo, dos que mantém a sexualidade ativa nos últimos seis meses, apenas 31,3% fizeram o uso do preservativo. Na analise bivariada, em relação às medidas de tendência central e dispersão do escore de acertos dos saberes e práticas acerca de IST/aids e os dados socioeconômicos/demográficos dos participantes a partir do cálculo não ponderado, foi evidenciado que na categoria “sexo”, houve pouca variação na média de acertos, com pequena diferença em relação ao sexo feminino, também obtiveram maiores médias de acertos aqueles com companheiro, cursando o cursando o 3º ano, de cor branca, que moravam sozinhos, não tinham filhos, com pais não casados, e que tinham ensino superior completo, cuja casa não era própria, que trabalharam o tempo todo durante os estudos, e os que recebiam benefícios do governo. Quando utilizamos o valor ponderado pela técnica da Teoria da Resposta ao Item (TRI), no que diz respeito às categorias, se sobressaiu aqueles cursando o 2º ano, que tinham filhos, com pais casados, e mães com ensino fundamental completo.

Presidente - 1149540 - ANGELO GIUSEPPE RONCALLI DA COSTA OLIVEIRA
Interna - 2495705 - GRASIELA PIUVEZAM