Banca de QUALIFICAÇÃO: SÁVIO MARCELINO GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SÁVIO MARCELINO GOMES
DATA : 18/12/2019
HORA: 09:00
LOCAL: DOD
TÍTULO:

Formação em saúde para o cuidado à população Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti e Transexual no SUS


PALAVRAS-CHAVES:

Recursos Humanos, Gênero e Saúde, Minorias Sexuais e de Gênero, Avaliação Educacional


PÁGINAS: 55
RESUMO:

As práticas reguladoras do corpo, gênero e desejo produzem desigualdades históricas vivenciadas pela população de Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti e Transexual (LGBT), que se materializam em diversas formas de violência em espaços institucionais no âmbito dos serviços de saúde, educação e assistência social. A inclusão de demandas das pessoas LGBT nos serviços de saúde depende do conhecimento de seus trabalhadores sobre este tema, o que evidencia a necessidade de inclusão desta abordagem na formação profissional. Neste sentido, a pesquisa tem por objetivo analisar a inserção das temáticas de identidade de gênero e sexualidade na formação em saúde. O estudo transversal, de abordagem quantitativa, teve como cenário as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Os campi estudados foram: Natal, Santa Cruz, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. Um questionário estruturado, validado pela técnica de consenso de Delfos e pré-teste com amostra piloto, serviu de base para coleta de dados. O instrumento foi composto por três modalidades: 1) caracterização sociodemográfica; 2) formação sobre saúde LGBT; e 3) concepções sobre saúde LGBT. O critério de amostragem da pesquisa foi o de censo. Participaram da coleta estudantes concluintes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Saúde Coletiva, em 2019, resultando em 420 participantes. Foi realizada análise descritiva e bivariada, comparando as variáveis referentes à formação com os tópicos sobre saúde LGBT, utilizando teste qui-quadrado com auxílio do software SPSS 20.0. Os resultados parciais sugerem a visibilização de alguns temas principais, como diferenciação entre sexo biológico e identidade de gênero e nome social. Por outro lado, uma baixa proporção de estudantes que acessaram conteúdos voltados à Política Nacional de Saúde Integral LGBT e o processo transexualizador. Considerando o número de tópicos sobre saúde LGBT, a participação em movimentos sociais e a realização de curso sobre saúde LGBT/PNSI-LGBT, os resultados são os seguintes: os melhores cursos foram Enfermagem e Medicina, os piores, por sua vez, foram Odontologia, Fisioterapia e Saúde Coletiva. Os resultados têm significância estatística (p<0,05). Os próximos passos consistirão na realização de regressão de Poisson e análise de correspondência, para: 1) identificar as contribuições das características dos estudantes com a oportunidade de acessar tópicos de saúde LGBT; 2) mensurar o impacto da formação nas concepções dos estudantes; e 3) criar perfis da formação profissional em saúde, com base nos conteúdos sobre identidade de gênero e orientação sexual. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1214923 - LUIZ ROBERTO AUGUSTO NORO
Interna - 2305247 - ISABELLE RIBEIRO BARBOSA MIRABAL
Externo à Instituição - MARCOS CLÁUDIO SIGNORELLI - UFPR
Notícia cadastrada em: 02/12/2019 06:56
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