Banca de DEFESA: JONIA CYBELE SANTOS LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JONIA CYBELE SANTOS LIMA
DATA : 18/11/2019
LOCAL: DOD

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E AS PERCEPÇÕES SOBRE CONTEÚDOS DE SAÚDE COLETIVA

Capacitação de Recursos Humanos em Saúde. Sistema Único de Saúde. Avaliação Educacional. Currículo. Educação em Odontologia. Recursos Humanos.

Grande parte dos cursos da área da saúde, orientados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), tem buscado privilegiar o Sistema Único de Saúde (SUS) como cenário preferencial para a formação.  Essa perspectiva tem sido enfatizada nos projetos pedagógicos desses cursos e na incorporação de professores com formação em saúde coletiva buscando aproximação a essa lógica. Os objetivos do presente estudo foram definir elementos essenciais a serem abordados para a formação direcionada ao SUS, identificar a visão de alunos sobre o impacto desses elementos em sua formação e sua possível inserção no SUS e analisar a percepção de professores de cursos de odontologia brasileiros sobre os possíveis avanços já alcançados na formação para o SUS. Trata-se de uma pesquisa composta por três fases. Na primeira fase, foi realizado estudo de avaliabilidade para validação de matriz de critérios com abordagem relativa aos elementos fundamentais para formar profissionais de saúde para atuação no SUS. A matriz caracterizou-se como ferramenta para integração do conhecimento, partindo da premissa de que ao se apoderar das competências essenciais à formação no SUS, o processo formativo pode ser problematizado por todos os atores envolvidos. Na segunda fase, a matriz validada foi aplicada a alunos concluintes de cursos da área da saúde da UFRN, caracterizando-se como estudo de caso com abordagem quantitativa, transversal e exploratório. Entre os achados do estudo, observou-se expressivo número de estudantes que relatam desejar trabalhar no SUS o que se revela como ponto positivo ao se considerar as constantes disputas entre o setor público e privado para captação de profissionais. Com a participação de 119 docentes de cursos de odontologia de várias Instituições de Educação Superior brasileiras foi realizada a terceira fase do estudo. Os participantes responderam à matriz de critérios validada, sendo realizada a análise fatorial exploratória para análise dos dados, a qual definiu cinco fatores responsáveis pela formação para o SUS: Atenção Básica; Responsabilidade Social e Trabalho em Equipe; Gestão em Saúde; Sistemas de Informação e Educação Permanente/Humanização. A sinalização clara dos principais avanços indicados pelos professores dos cursos de Odontologia, participantes do presente estudo, configura-se como aspecto essencial para compreensão da formação voltada para o SUS. Destacam-se como avanço: o planejamento das atividades e o desenvolvimento das ações na Atenção Básica; os cenários de aprendizado que perpassam por conhecimentos diversos os quais abrangem os conteúdos do trabalho em equipe; o conhecimento dos princípios e diretrizes do SUS; o sistema de informação da Atenção Básica que traga o domínio e o conhecimento pautados na valorização da análise de saúde; a percepção dos grupos sociais, conhecimento da linguagem e da realidade da comunidade; o processo de territorialização da área de atuação da equipe, considerando as características sociais, econômicas, demográficas e epidemiológicas do território e que se volte para a aplicabilidade dos dispositivos da Política Nacional de Humanização. Todavia, existem desafios colocados pelos professores que exigem um amplo aprofundamento na perspectiva de enfrentar as barreiras ainda impostas pela tradicional formação na área da saúde.

Presidente - 1214923 - LUIZ ROBERTO AUGUSTO NORO
Interna - 1543230 - ELIANA COSTA GUERRA