Banca de QUALIFICAÇÃO: ADALA NAYANA DE SOUSA MATA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADALA NAYANA DE SOUSA MATA
DATA : 18/09/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de saúde coletiva (DSC)
TÍTULO:

TECNOLOGIAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação; Relação profissional-paciente; Melhoria da qualidade; Assistência Centrada no Paciente; Atenção Primária à Saúde.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Habilidades de comunicação constituem como importante ferramenta para sistemas e serviços de saúde centrados no paciente. A relação profissional-paciente eficaz deve considerar as necessidades do paciente, colocando-o como sujeito ativo no processo de decisão dos seus cuidados de saúde. A melhoria do cuidado pode ser estimulada por meio de avaliação e treinamento em habilidades de comunicação que permitam mudanças de comportamento na prática clínica. O presente estudo tem como objetivo desenvolver tecnologias para a melhoria das habilidades de comunicação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Estrutura-se em modelo metodológico multifásico que contempla três fases: 1. Adaptação transcultural e validação; 2. Revisão Sistemática; 3. Protocolo de treinamento. Na primeira fase, o processo de adaptação transcultural e validação do Questionário de Autoeficácia (SE-12) foi realizado por meio de metodologia padrão, por meio das etapas: equivalência conceitual e de itens, equivalência semântica (traduções, retraduções, apreciação formal, discussão e síntese e pré-teste), equivalência operacional e idiomática e equivalência de mensuração, por meio da análise da consistência interna pelo Alpha de Cronbach (α) e análise fatorial exploratória. Foi produzido um instrumento viável ao contexto brasileiro, que após alguns ajustes foi considerado válido, apresentando alta consistência interna (α = 0,946), e a análise fatorial apontando um único fator dominante no SE-12, com alta correlação entre os itens. A fase 2 está estruturada na execução da Revisão Sistemática para fornecer informações científicas sobre os treinamentos em habilidades de comunicação eficazes para a melhoria da autoeficácia de profissionais de saúde. No protocolo da revisão estão definidas as bases de dados para as quais os dados que serão utilizados. Serão incluídos estudos clínicos que investiguem a eficácia de treinamentos de habilidades de comunicação, sendo extraídas informações sobre tempo, conteúdo e métodos de avaliação empregados. A qualidade da evidência será avaliada pelo GRADE, e os dados sintetizados pelo manual Cochrane. Será realizada metanálise por meio da utilização de estatística padrão e pelo software RevMan. A partir dos resultados oriundos da etapa de validação, e da análise das caraterísticas do sistema de saúde brasileiro, pretende-se desenvolver um protocolo de treinamento, que  compõe a terceira fase do estudo. A validação de um instrumento para avaliar a autoeficácia de comunicação de profissionais de saúde mostra-se uma medida precisa e útil na estruturação da avaliação da relação profissional-paciente. Espera-se que os resultados da revisão sistemática viabilizem estratégias eficazes de treinamento, bem como a construção de um protocolo de treinamento, que vão instrumentalizar os processos de melhoria que tem como foco o cuidado centrado ao paciente.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2495705 - GRASIELA PIUVEZAM
Interno - 2379141 - RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
Externa à Instituição - MARIA IRANY KNACKFUSS - UERN
Notícia cadastrada em: 09/09/2019 10:30
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