Banca de DEFESA: CARLA RODRIGUES DE LIMA SILVA

DISCENTE : CARLA RODRIGUES DE LIMA SILVA
DATA : 14/05/2019
LOCAL: ESCOLA DE MÚSICA DA UFRN

DESCONFORTO DO TRATO VOCAL RELACIONADO À ATIVIDADE LABORAL DE MÚSICOS SOPROINSTRUMENTISTAS NA CIDADE DO NATAL- RN

Voz, Qualidade da Voz, Música, Instrumentista de sopro, saúde do trabalhador.

Introdução: Os músicos sopro instrumentistas pertencem a um grupo específico de indivíduos que usam o trato vocal intensamente no exercício de suas atividades profissionais, o que pode levar ao desenvolvimento de distúrbios de voz relacionados ao trabalho. Estes distúrbios podem ser desencadeados ou agravados por fatores individuais, organizacionais e ambientais do trabalho. Objetivo: Este estudo objetiva verificar a percepção do desconforto do trato vocal associado às características laborais de músicos sopro instrumentistas da cidade do Natal-RN e ainda identificar a presença de sintomas vocais e laríngeos e fatores associados nestes profissionais. Metodologia: A amostra foi composta por 117 músicos instrumentistas de sopro profissionais e em formação, que responderam a um questionário de caracterização socioeconômico, demográfico e de condições e hábitos de saúde, além de preenchimento da Escala de desconforto do trato vocal (EDTV). Foi realizada também uma Revisão Sistemática nas bases de dados eletrônicas Science Direct, Scopus, Web of Science, PubMed e LILACS, literatura cinzenta bem como busca manual, sem limitação de data e idioma, conforme orientação do PRISMA. Foi realizada análise de título e resumo, seguida da análise do texto completo, risco de viés (Quality Assessment Tool for Observational Cohort and Cross-Sectional Studies) e síntese dos resultados. A pesquisa foi realizada de forma independente por dois pesquisadores. Resultados: Os sintomas mais frequentes de DTV citados pelos músicos foram secura (53%), garganta irritada (35,9%) e garganta sensível (30,8%). De forma semelhante estes sintomas apresentaram maiores médias na EDTV antes e após a prática do instrumento, sendo o sintoma secura além de mais frequente o mais intenso. Os músicos que referem sentir dor muscular, ter refluxo gastroesofágico e alergias respiratórias apresentam um número maior de sintomas de DTV. De acordo com os seis estudos selecionados para  revisão sistemática, os principais sintomas vocais nos músicos instrumentistas de sopro são: disfonia, qualidade vocal alterada, rouquidão e falhas na voz -e sintomas laríngeos - secura, dor na garganta, garganta irritada, pigarro, desconforto e tensão. Os fatores associados identificados a esses sintomas foram o menor tempo de profissão, uso intenso do instrumento e questões vocais individuais. Entretanto, as discrepâncias metodológicas entre os estudos, sobretudo em relação a heterogeneidade e tamanho da amostra e aos instrumentos utilizados sinalizam grande variabilidade e comprometem a confiabilidade dos resultados. Conclusão: Os sintomas de desconforto do trato vocal estão presentes nos músicos soproinstrumentistas com frequência elevada sendo mais frequentes em músicos com menor tempo de estudo do instrumento. Ademais, os diversos sintomas vocais e laríngeos encontrados em músicos soproinstrumentistas nos estudos selecionados estavam associados a fatores individuais (alteração vocal prévia, hábitos vocais inadequados) e organizacionais do trabalho (tempo de profissão, uso intenso, tipo e técnica do instrumento). Reforçamos também a necessidade de ações de educação em saúde para estes profissionais levando em consideração aspectos fisiológicos assim como condições laborais.

Presidente - 2305247 - ISABELLE RIBEIRO BARBOSA MIRABAL
Externo à Instituição - LEANDRO DE ARAUJO PERNAMBUCO - UFPB
Externo à Instituição - LEONARDO WANDERLEY LOPES - UFPB
Notícia cadastrada em: 13/05/2019 10:10