Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRID FREITAS DA SILVA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : INGRID FREITAS DA SILVA PEREIRA
DATA : 30/04/2019
LOCAL: Departamento de Nutrição

Expectativa de vida saudável segundo fatores relacionados ao estilo de vida na população brasileira, 2013: uma aplicação do método de Sullivan

Expectativa de vida saudável, Estilo de vida, Doença Crônica, Fatores de risco.

Com o aumento substancial da expectativa de vida no Brasil nas últimas décadas, faz-se essencial conhecer a situação de saúde e a qualidade dos anos vividos por esta população mais longeva. Neste cenário, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) apontam como principais causas de limitações, incapacidades e morbimortalidade. Mensurar a ocorrência e a magnitude de fatores de risco modificáveis relacionados ao estilo de vida para DCNT é premissa indispensável para atender a esta demanda emergente por meio de políticas públicas eficazes. Nesse sentido, os objetivos deste trabalho foram: (1) identificar perfis multidimensionais de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, descrevendo as prevalências dos perfis e características sociodemográficas e de autopercepção de saúde associadas; (2) estimar a expectativa de vida saudável, definida a partir de fatores relacionados ao estilo de vida saudável; (3) analisar as estimativas de expectativa de vida saudável por Unidade da Federação, sob a ótica dos diferenciais socioeconômicos e de condições de saúde existentes. Trata-se de um estudo transversal de base populacional, realizado a partir de dados de 45.881 indivíduos acima de 30 anos, participantes da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013.  Para a identificação dos perfis de estilo de vida foi utilizado o método Grade of Membership (GoM), com a inclusão de 12 variáveis. A análise de características associadas a estes perfis foi realizada por meio do teste Qui-quadrado de Pearson e Regressão logística incondicional. As prevalências do perfil saudável identificadas na primeira etapa do estudo, juntamente com a tábua de vida da população brasileira para o ano de 2013, foram utilizadas no método de Sullivan para o cálculo da expectativa de vida saudável. Na primeira etapa do estudo foram identificados dois perfis de estilo de vida: um perfil denominado de “perfil saudável” (61,6%), caracterizado pelo consumo adequado de frutas e vegetais, peixes, e consumo não regular de refrigerante, carne com gordura e feijão, pelo excesso de peso e atividade física recomendada no lazer. E outro perfil intitulado de “perfil de risco” (38,4%), caracterizado pelo não consumo de marcadores saudáveis, exceto o consumo de feijão, pelo consumo de todos os marcadores não saudáveis de alimentação, substituir refeições por lanches, consumo de álcool, uso de tabaco e por não serem fisicamente ativos no lazer. O perfil saudável se associou ao sexo feminino, idosos, brancos, residentes no Norte e Nordeste, viúvos e casados, com maior escolaridade e melhor autoavaliação de saúde. Já o perfil de risco se associou ao sexo masculino, adultos jovens, residentes no Centro-Oeste e Sul, solteiros, com menor escolaridade e pior autoavaliação de saúde. O tempo estimado a ser vivido pelos brasileiros com fatores relacionados ao estilo de vida saudável, denominado neste estudo como expectativa de vida saudável, aos 30 anos de idade foi de 29,5 anos para ambos os sexos, 33,5 anos para as mulheres e 25,5 anos para os homens.  O sexo feminino apresentou maior expectativa de vida saudável em todas as idades, porém com tendência de redução das disparidades entre os sexos conforme o aumento da idade. A diferença entre os sexos observada na expectativa de vida saudável foi superior aos diferenciais já bem estudados da mortalidade entre os sexos.  Os achados do presente estudo contribuem para a discussão sobre o paradoxo de gênero existente na morbimortalidade entre homens e mulheres. Os homens brasileiros vivem menos tempo com estilo de vida saudável, o que pode contribuir com as elevadas taxas de mortalidade prematura.

Presidente - 2149611 - CLELIA DE OLIVEIRA LYRA
Interna - 2305247 - ISABELLE RIBEIRO BARBOSA MIRABAL