Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS FELIPE SILVA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS FELIPE SILVA DE LIMA
DATA : 09/04/2019
LOCAL: Departamento de Nutrição

Desenvolvimento e validação de equações para a estimativa de peso e estatura em idosos institucionalizados

Estudos transversais; Estudos de validação; Saúde do idoso; Estado nutricional; Avaliação nutricional; Antropometria.

Introdução: Os déficits nutricionais apresentam relação com a síndrome da fragilidade, multimorbidade e estão associados a mortalidade em idosos residentes de Instituições de Longa Permanência (ILPI). A fim de identificar precocemente o risco de déficits podem ser utilizados métodos antropométricos baseados em peso, altura, perímetros e dobras cutâneas, as quais propiciam a avaliação a partir de indicadores antropométricos. Quando não é possível medir peso e estatura, podem ser empregadas equações estimativas a partir dessas medidas. Objetivos: Analisar o padrão antropométrico e desenvolver equações para estimativa de peso e estatura em idosos institucionalizados. Metodologia: Estudo conduzido com 409 idosos residentes em ILPI de Natal/RN. Os dados antropométricos coletados foram peso, estatura, perímetros e dobras cutâneas. Para a análise do padrão antropométrico foi realizada Análise de Componentes Principais e avaliados os escores fatoriais do modelo escolhido em relação à faixa etária e o tipo de ILPI que o idoso residia. Para o desenvolvimento e validação das equações de estimativa de peso foram elaborados dois métodos de estimativa do peso de acordo com a medida que melhor discriminava os sujeitos. O modelo de regressão encontrado levou em conta a mensuração de medidas de fácil realização em idosos cadeirantes e acamados, a saber os perímetros do braço, perímetro da panturrilha e altura do joelho. As equações de predição foram avaliadas por testes de significância usando o coeficiente de determinação (R²), o erro padrão de estimativa e o Critério de Informação de Akaike (AIC). Para todas as análises foram considerados estatisticamente significativos valores p <0,05. Resultados: Em relação ao padrão antropométrico, o fator extraído foi denominado de estado nutricional antropométrico pois as variáveis reduzidas representam as variações do estado nutricional da população estudada. A mediana das cargas fatoriais apresentou escore fatorial negativo (-0,083), indicando que mais da metade da população estudada apresenta valores abaixo do ideal. Os resultados apresentados evidenciam que as medianas das cargas fatoriais das instituições sem fins lucrativos (-0,199), as das faixas etárias de 70 a 79 anos (-0,082) e de 80 anos em diante (-0,172) foram as que contribuíram para o déficit fator de estado nutricional. Em relação ao desenvolvimento de equações estimativas de peso, o modelo escolhido utilizou medidas de perímetro do braço, da panturrilha e altura do joelho, as quais precisam apenas de uma fita antropométrica e um infantômetro, representando um custo baixíssimo em aquisição de equipamentos para as ILPI. Além disso, estas medidas podem ser realizadas com o idoso deitado no leito ou sentado na cadeira de rodas sem maiores dificuldades e sem tanto prejuízo a técnica necessária.

Conclusão: Foi extraído um fator denominado estado nutricional, que apresentou mediana negativa, estando relacionados com ILPI sem fins lucrativos e idade maior que 70 anos. A escolha por um método de estimativa com medidas de fácil replicabilidade se deu em razão da dificuldade de mensuração no público idoso com restrição de mobilidade, da ausência de equipamentos para medição de dobras cutâneas nas ILPI e de treinamento adequado por parte dos profissionais.

Presidente - 2149611 - CLELIA DE OLIVEIRA LYRA
Interno - 277398 - KENIO COSTA DE LIMA
Externa à Instituição - TARCIANA NOBRE DE MENEZES - UEPB
Notícia cadastrada em: 01/04/2019 10:36