Banca de DEFESA: KEZIA RAPHAELA DE LUCENA ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KEZIA RAPHAELA DE LUCENA ALVES
DATA : 18/12/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Departamento de Odontologia
TÍTULO:

Eficácia, em longo prazo, de uma solução de fluoreto de sódio a 4% e do Laser AsGaAl para o tratamento da Hipersensibilidade Dentinária Cervical.


PALAVRAS-CHAVES:

Fluoretos; Fluoreto de sódio, Hipersensibilidade dentinária, LASER


PÁGINAS: 50
RESUMO:

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA: Embora existam diversas formas de tratamento para a HSDC, o principal desafio é encontrar uma substância ou forma de tratamento que efetivamente elimine a dor e não tenha recidiva em curto e longo prazo. OBJETIVO: Este ensaio clínico controlado randomizado avaliou a eficácia do uso da solução de fluoreto de sódio a 4% para o tratamento da Hipersensibilidade Dentinária Cervical (HSDC) comparando- a laserterapia de baixa potência com emissor invisível de LASER infravermelho, e o meio ativo AsGaAl. METODOLOGIA: A amostra foi composta por 92 elementos dentários selecionados após serem submetidos a dois estímulos, um táctil, e um segundo estímulo, térmico-evaporativo,  A sensibilidade foi mensurada através de uma escala visual numérica. Os dentes foram distribuídos aleatoriamente e alternadamente em dois grupos (Grupo 1 e Grupo 2) para receber o tratamento de acordo com o grupo para o qual foi selecionado. Para o Grupo 1 foi realizado aplicação de solução de fluoreto de sódio a 4%, em três sessões, com intervalos de 1 semana entre elas, Os elementos dentários do grupo 2 receberam irradiação do LASER de baixa potência de diodo AsGaAl de forma pontual, na região cervical da face vestibular em três sessões com intervalos de 1 semana entre as mesmas. A cada aplicação da solução de fluoreto de sódio a 4% ou do LASER de baixa potência, foram registradas as respostas dos pacientes aos estímulos tácteis e térmicos-evaporativo, na escala visual numérica. Ao término do tratamento e com um, três e seis meses foram realizadas novas avaliações para a verificação da efetividade das substâncias em longo prazo. A análise estatística dos dados foi feita através dos testes não paramétricos Wilcoxon, Friedman e Mann-Whitney, complementada com uma análise descritiva composta de tabelas e gráficos. RESULTADOS PARCIAIS: Os resultados demostraram que após seis meses de encerrado o tratamento, houve redução da sensibilidade dolorosa frente aos dois estímulos, tanto nos elementos dentários tratados com a solução de fluoreto quanto aqueles tratados com o LASER.  A média de dor do elementos dentários tratados com  a solução de fluoreto de sódio a 4% passou de 5,93 para 1,73 em resposta ao estímulo evaporativo e de 3,63 para 0,804 ao estimulo táctil. Para os elementos dentários tratados com  LASER a media da dor passou de 6,020 para 1,854 ao estímulo evaporativo e de 3,50 para 0,937 ao estímulo táctil. Todas essas reduções da dor foram estatisticamente significativas (p <,0,00).  No entanto quando comparadas as duas terapias, não se observaram diferenças estatisticamente significantes entre as mesmas (P>0,05). CONCLUSÃO: As duas terapias foram eficazes na redução da HSDC após seis meses de controle. Não há diferença estaticamente significativa entre as duas terapias propostas nesse estudo.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1752956 - EULER MACIEL DANTAS
Externo ao Programa - 1660087 - BRUNO CESAR DE VASCONCELOS GURGEL
Externo à Instituição - FERNANDO JOSE DE OLIVEIRA NOBREGA - UERN
Notícia cadastrada em: 03/12/2018 13:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao