Banca de DEFESA: SAMARA CAROLLYNE MAFRA SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMARA CAROLLYNE MAFRA SOARES
DATA : 26/07/2018
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva

PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AOS EXAMES DE DETECÇÃO PRECOCE PARA CÂNCER DE PRÓSTATA E CÂNCER DE MAMA NA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Uso Excessivo de Produtos e Serviços de Saúde; Programas de rastreamento; Neoplasias da Próstata; Neoplasias da Mama; Saúde Pública.

O rastreamento para a detecção precoce de câncer, um desafio para a saúde pública mundial, possui vantagens e desvantagens em sua realização, e suas práticas, tanto no serviço púbico quanto no setor privado de saúde, devem estar orientadas pela evidência científica na intenção de garantir benefícios superiores ao possíveis danos e malefícios atrelados.  O presente estudo tem como objetivo identificar a prevalência e os fatores associados à realização do EDR em homens brasileiros com idade superior a 40 anos, e à realização de mamografias na população feminina de 18-39 anos. Foi utilizado a base de dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), Brasil, 2013. Para tabulação e análise estatística foi usado o software Stata® 14 verificando as Razões de Prevalência com respectivos Intervalos de Confiança de 95% e valores de p, através de análise multivariada com regressão de Poisson. Os usuários de planos de saúde privado (63,3%; IC=60,5-66,0) apresentaram maior prevalência na realização do EDR do que os do sistema público de saúde (41,6%; IC=39,8-43,4). Os resultados apresentaram associação positiva para o EDR em homens com planos privados com idade entre 60-69 anos, que vivem com cônjuges, que nunca fumaram, e domiciliados em zonas urbanas. Para os homens usuários do serviço de saúde público essa associação positiva com o EDR se deu para a faixa etária de 70-79 anos, que vivem com cônjuges, que possuem autopercepção de saúde ruim/ muito ruim, que não bebem, ex-fumantes, com nível universitário, que apresentam 4 ou mais comorbidades, e domiciliados em zonas urbanas. Ainda para esse grupo houve associação negativa da realização do EDR para homens que moram na região Norte do país. Os resultados para a realização de mamografia na população feminina mostraram que a prevalência do exame foi de 11.6% (IC 95%-10.7-12.5), com maior realização para a faixa etária de 30-39 (18.6%). Após análise multivariada, observou-se associação positiva estatisticamente significativa, para mulheres com planos de saúde privado, das regiões Sul e Sudeste, de maior escolaridade, e ainda com a realização do exame citopatológico do colo de útero. Mulheres com idade entre 18-39 anos, baixo risco de câncer de mama, estão realizando mamografias e há uma associação disso com o maior acesso aos cuidados médicos e aos serviços.  Os achados apontam para diferença nos modos de atuação da prática médica vigente nos dois tipos de serviço de saúde no pais, e ainda diferenças estruturais que condicionam o acesso a esses exames de diagnóstico. É importante investigar se a população está sendo informada sobre os potenciais riscos e danos associados ao uso dos exames com finalidade de detecção precoce, e estimulada à tomada de decisão compartilhada.

Interno - 2149611 - CLELIA DE OLIVEIRA LYRA
Presidente - 3926907 - DYEGO LEANDRO BEZERRA DE SOUZA
Externo à Instituição - GUSTAVO PINA GODOY - UFPE
Externo à Instituição - ISABELA PINHEIRO CAVALCANTI LIMA - UERN