Banca de DEFESA: MICAELLA POLLYANA SILVA DO NASCIMENTO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICAELLA POLLYANA SILVA DO NASCIMENTO DA COSTA
DATA : 17/07/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Departamento de odontologia
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DAS TERAPIAS CONSERVADORAS SOBRE A QUALIDADE DO SONO, INTENSIDADE DE DOR E NÍVEIS DE DEPRESSÃO EM PACIENTES PORTADORES DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO.



PALAVRAS-CHAVES:

Síndrome da Disfunção da Articulação Temporomandibular, Dor, Depressão, Sono


PÁGINAS: 66
RESUMO:

As disfunções temporomandibulares (DTMs) constituem um importante problema de saúde pública, já que são as causas mais relatadas de dor orofacial crônica que interfere nas atividades diárias. Aspectos biológicos e comportamentais como depressão e qualidade do sono , podem desempenhar um papel importante na adaptação à dor e recuperação desses pacientes. Objetivo: avaliar a influência das terapias conservadoras, placa, aconselhamento e terapia manual, sobre a intensidade de dor, nível depressão e  qualidade do sono em pacientes portadores de DTM. Métodos: 85 pacientes diagnosticados com DTM através do RDC/TMD (Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders) foram incluídos nesse ensaio clinico randomizado. Aleatoriamente eles foram distribuídos em 4 grupos de tratamento distintos: placa oclusal-PO (n= 24), placa oclusal associada ao aconselhamento-PAC (n=24), terapia manual-TM (n=19) e aconselhamento-AC (n=18).  Os pacientes foram avaliados quanto a intensidade de dor por meio da Escala Visual Analógica (EVA), nível de depressão pelo Inventário de Depressão de Beck (BDI) e pela Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADSd) e qualidade do sono através do Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (PSQI) no baseline e também nos períodos de um e três meses após realização do tratamento. Os dados foram analisados utilizando o teste Split Plot ANOVA, com o intuito de observar a diferença ao longo do tempo e entre grupos, com nível de confiança de 95%. Resultados: Ao analisar as variáveis ao longo do tempo todas as terapias se mostraram positivas, com redução da intensidade de dor (p=0,000), diminuição dos escores do nível de depressão avaliado pelo BDI (p=0,001) e também de qualidade do sono avaliada pelo PSQI (p=0,005). Exceto nos níveis de depressão avaliado pela HADSd não foi encontrada diferença significativa ao longo do tempo (p=0,106) e entre grupos (p=0,890). Diferença significativa também não foi evidenciada entre os grupos de tratamento, em nenhuma variável durante o período da pesquisa. Conclusão: As terapias PO, PAC, AC e TM possuem resultados positivos, quanto a intensidade de dor, níveis de depressão e qualidade do sono em pacientes portadores de DTM a curto prazo (1 e 3 meses),  sem diferenças entre elas.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2946627 - ERIKA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - EDUARDO JOSE GUERRA SEABRA - UERN
Externo à Instituição - RENATA SILVA MELO FERNANDES - UFPE
Notícia cadastrada em: 16/07/2018 16:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao