Banca de DEFESA: ANA LOUISE OLIVEIRA DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA LOUISE OLIVEIRA DE CARVALHO
DATA : 26/07/2018
HORA: 08:30
LOCAL: Departamento de odontologia
TÍTULO:

EFEITO DE DIFERENTES TERAPIAS CONSERVADORAS NA INTENSIDADE DE DOR, QUALIDADE DE VIDA E GRAU DE ANSIEDADE DE PACIENTES COM DTM. ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO.


PALAVRAS-CHAVES:

Disfunção Temporomandibular; Qualidade de Vida, Ansiedade, Terapias Conservadoras.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

Introdução: A disfunção temporomandibular (DTM) é uma condição que afeta os músculos da mastigação, a articulação temporomandibular, e estruturas associadas. Tal condição tem alta prevalência e implica no comportamento biopsicossocial do indivíduo, refletindo em prejuízos a qualidade de vida. De caráter multifatorial, inúmeras opções de terapia estão disponíveis para a DTM, porém sem evidencia clara de efetividade isolada. Objetivo: o presente estudo, avaliou o efeito das terapias conservadoras sobre a qualidade de vida, a intensidade de dor e o grau de ansiedade dos portadores da DTM. Metodologia: Foi realizado um ensaio clínico randomizado cego com portadores de DTM, diagnosticados pelo Critério de Diagnóstico de DTM (RDC/TMD). 85 pacientes foram alocados de forma aleatória em quatro grupos distintos: aconselhamento (AC), terapia manual (TM), placa oclusal (PO) e placa associada a aconselhamento (PO+AC) e foram avaliados no baseline, com 1 mês e 3 meses após a terapia. Para avaliação da qualidade de vida foram utilizados o OHIP-14 e o WHOQOL, para a intensidade de dor a Escala Visual Analógica (EVA) e para o grau de ansiedade o IDATE, BAI e HADS. Foi utilizado o teste estatístico Slip Plot ANOVA com nível de confiança de 95%. Resultados: todas as terapias foram efetivas ao longo do tempo para as variáveis: dor (p=0,000), impacto da saúde oral na qualidade de vida (p=0,000), qualidade de vida geral, nos domínios físico (p=0,000), social (p=0,017) e psicológico (p= 0,006) e ansiedade por meio do BAI, HADS e IDATE traço (p=0,000, p=0,000 e p=0,002, respectivamente). Conclusões: as terapias conservadoras (AC, PO, TM e PO+AC) foram efetivas na melhora da sintomatologia dolorosa, ansiedade e qualidade de vida ao longo do tempo, porém nenhuma terapia mostrou-se superior a outra.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2946627 - ERIKA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - EDUARDO JOSE GUERRA SEABRA - UERN
Externo à Instituição - RENATA SILVA MELO FERNANDES - UFPE
Notícia cadastrada em: 13/07/2018 09:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao